fbpx

É já no final de outubro que chegam novos apoios para as empresas apostarem em formação, com os dois primeiros concursos a serem lançados brevemente e a concentrarem uma verba de 20 milhões de euros.

Trata-se de uma medida complementar ao Programa Qualifica Indústria, destinado a empresas com quebras de faturação de 25% por falta de encomendas. Assim, estes novos apoios destinam-se tanto a empresários como aos próprios técnicos e visam converter os tempos de paragem de produção em tempos de formação, com prioridade para as áreas da sustentabilidade e transição digital.

Por isso, não só estão a chegar novos apoios para as empresas como esta é uma oportunidade para promover a formação e requalificação, garantindo acesso a um incentivo financeiro que pode ir de 7 a 10 euros por cada trabalhador e hora de formação.

A notícia foi revelada pelo Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, à margem da visita à 96ª MICAM Milano, a maior feira de calçado do Mundo. Adiantou ainda o responsável que o programa arrancará com os setores do têxtil e calçado, mas será extensível a toda a indústria. Já a dotação global ascende a mais de 89 milhões de euros.

Como funcionarão os novos apoios para as empresas?

Esta medida do Programa Qualifica Indústria disponibiliza apoios a fundo perdido para as empresas fazerem face aos custos salariais. Devem, no entanto, estar inseridas nos clusters de competitividade, como por exemplo:

    • Cluster do Calçado e Moda
    • Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda
    • Cluster dos Recursos Minerais de Portugal
    • Cluster do Turismo;
    • Cluster Automóvel;

Além disso, as empresas consideradas elegíveis são as que demonstrarem uma redução na faturação de 25% no trimestre anterior à apresentação da candidatura ou até três meses depois.

Há, no entanto, mais requisitos a cumprir, dos quais destacamos:

 

formacao-financiada
  • Ser uma empresa do setor industrial;
  • Ser micro, pequena ou média empresa (PME);
  • Registar quebras de faturação iguais ou superiores a 25%, num só trimestre.
formacao-financiada
  • Não ter despedido colaboradores no trimestre anterior à candidatura;
  • Ter todos os pagamentos de salários regularizados.
formacao-financiada
  • Não possuir dívidas à Segurança Social nem à Autoridade Tributária;
  • Ter a situação regularizada no âmbito dos financiamentos dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

Formação financiada: fale connosco para obter apoios!

Implementar projetos de formação que contribuam para a modernização do setor industrial e aumentar as competências profissionais dos trabalhadores – são estes os objetivos do programa Qualifica Indústria.

Na Academia GROW da Estrategor dispomos de consultores especializados na candidatura a apoios financeiros. A nossa equipa é ainda especialista na elaboração de projetos de formação à medida das necessidades das empresas, como revelam alguns destes casos de sucesso!

Portanto, se a sua empresa pretende obter apoios à formação profissional, fale connosco!

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?