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Quando começa um projeto novo, costuma definir prioridades? E, se o faz, tem por hábito planear estratégias para se concentrar no essencial e não perder tempo com o acessório?

Rentabilizar o tempo da equipa, evitar erros dispendiosos, definir objetivos, medir resultados… Tudo isto é essencial quando chega a hora de tirar ideias do papel e pô-las em prática.

Dizê-lo pode parecer fácil. Mas e fazê-lo? Foi perante a dificuldade dessa tarefa que, em 2001, um grupo de software developers procurou pôr fim a uma frustração cada vez maior: como tornar os processos de desenvolvimento mais ágeis e sem perder de vista aquilo que realmente interessa – a satisfação do cliente?

 

Humanizar para agilizar

Embora nascido no meio tecnológico, falamos de um mindset transversal a vários setores. O trabalho em equipa, a satisfação do cliente e a autocrítica são os pilares que sustentam as suas quatro linhas orientadoras:

  • Valorização do trabalho em equipa e das interações humanas;
  • Ênfase num resultado final de valor acrescentado;
  • Colaboração com o cliente;
  • Capacidade de adaptação.

Mas estes quatro valores são só isso: valores. Como aplicá-los no terreno? É aqui que o SCRUM e o KANBAN se tornam importantes, já que traduzem algumas das metodologias ou frameworks desenvolvidos para transformar o Agile em resultados.

 

SCRUM ou KANBAN: qual o melhor método para mim?

Se já viu um filme sobre assaltos a bancos ou casinos, certamente reparou como a estrutura é sempre muito semelhante: num determinado prazo, reúne-se uma equipa que cumprirá vários objetivos até alcançar o “prémio final”. É assim que o SCRUM funciona.

A vantagem deste método é o estabelecimento de regras e a divisão de responsabilidades, envolvendo todos os membros da equipa.

Já o KANBAN é um método de gestão visual, baseado em quadros onde se apresentam as várias fases de desenvolvimento de um projeto. Aqui não há prazos, cabendo a cada colaborador planear o seu processo e sintonizá-lo com o da restante equipa.

 

Como escolher o método Ágil certo?

Infelizmente, nenhum método é uma receita. A produtividade não é garantida nem as vendas são certas. Por isso, em vez de escolher um método, adapte-se.

Gerir um projeto é implementar as práticas que potenciam as caraterísticas da sua equipa. E é, acima de tudo, adquirir conhecimento para melhorar resultados.

Criar oportunidades de melhoria é tão importante para si quanto é para nós? Então saiba que a Academia GROW dinamiza cursos sobre o mindset Agile, os quais poderão trazer inovação, qualidade e diferenciação à sua organização.

 

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