fbpx

De mudanças e objetivos se faz o nosso mundo. E claro que o sucesso é aquilo que os nossos Projetos visam alcançar. No entanto, nem só de boas intenções e de grandes ideias se fazem os processos que revolucionam o modo como funcionamos.

Acima de tudo, é preciso que o Projeto saia do papel e, uma vez em contacto com o mundo real, revele uma consistência tão firme quanto o entusiasmo que o viu nascer. Mas o segredo para a sua concretização vai muito além do simples planeamento.

Bem pelo contrário: para o sucesso de qualquer Projeto é essencial não cometer erros também nas fases de execução, de medição e controlo ou – claro está – na etapa de encerramento. Significa isto que o processo é contínuo, rumo ao melhor resultado possível.

Mas a forma como se idealizam, concretizam e concluem os Projetos mudou ao longo do tempo. E um bom Gestor tem, naturalmente, de estar a par das novas abordagens e possibilidades. Vamos a isso?

 

O Manifesto Agile

O nome deixa logo uma promessa: o processo vai ser ágil. E foi precisamente com esse intuito que um coletivo de software developers se reuniu, em 2001, para lançar as sementes daquilo que se transformaria no famoso manifesto Agile.

Trata-se de um conjunto de boas práticas e de linhas orientadoras que, desde então, revolucionaram não só o desenvolvimento de software, mas também o modo como Gestores de Projeto afetos a diferentes áreas passaram a conceber as suas metodologias.

Mas qual o foco deste mindset? Eis alguns exemplos:

  • Contacto diário entre o cliente e os responsáveis pelo Projeto;
  • Ênfase na satisfação do cliente e não na ‘rigidez’ do processo;
  • Abertura a possíveis alterações, mesmo numa fase tardia do Projeto;
  • Valorização do trabalho em equipa e da partilha de inputs;
  • Foco em proporcionar valor acrescentado.

 

A metodologia Scrum

Duas décadas depois de ter sido divulgado ao mundo, o manifesto Agile continua a ser valorizado por empresas à procura da inovação, da qualidade e da diferenciação. Existem, no entanto, diversos métodos que permitem concretizar os preceitos deste mindset.

Hoje focamo-nos num dos seus frameworks mais aclamados: o Scrum. E não, não se trata de um mecanismo adotado apenas por empresas de software. Bem pelo contrário: importa lembrar que os seus princípios funcionam em diferentes setores empresariais!

Aqui ficam algumas características desta metodologia:

  • Organização do Projeto em ciclos de desenvolvimento (Sprints);
  • Definição das prioridades para cada etapa do processo (Sprint Planning Meeting);
  • Priorização dos itens a implementar em cada fase (Product Backlog);
  • Reunião de fim de ciclo, para preparação do seguinte (Sprint Retrospetive);
  • Realização de reuniões diárias para avaliar dificuldades e soluções (Daily Scrums).

O dinamismo, a transparência, a adaptabilidade e a ênfase na comunicação são alguns dos aspetos que melhor caracterizam a metodologia Scrum, rica em momentos de autoanálise e de oportunidades para a melhoria contínua.

Disposta a ajudar os empresários a alcançar o sucesso, a Academia GROW dinamiza cursos em áreas como a Gestão de Projetos, o mindset Agile ou a metodologia Scrum.

Fale connosco para mais informações!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?