fbpx

Tem dúvidas sobre formação financiada no âmbito do Portugal 2030? Nós temos as respostas!

Sabia que, com o Portugal 2030, pode financiar a formação dos seus colaboradores? E cumprir, além disso, as 40 horas anuais de formação obrigatória a um custo muito reduzido? Vamos conhecer melhor os apoios do Portugal 2030 e esclarecer estas e outras perguntas!

6 dúvidas sobre formação financiada

1) Como posso obter apoios para formação?

Obter financiamento para formação implica a apresentação de uma candidatura ao Portugal 2030, avaliada segundo a estratégia apresentada, a qualidade do projeto, a capacidade para cumprir o Plano de Formação e, mais importante ainda, os seus impactos na competitividade da empresa. Na verdade, desde 15 de novembro que já está aberto um concurso para Projetos Autónomos de Formação em empresas, como veremos adiante, com uma generosa taxa de apoio!

2) A minha empresa pode candidatar-se ao Portugal 2030?

Sim! E, aliás, caso se trate de uma empresa de Média ou Grande dimensão, não só pode candidatar-se ao Portugal 2030, como até pode fazê-lo já! Falamos do concurso “Formação Empresarial Individual – Clusters”, dedicado às Médias e Grandes Empresas inseridas nos Clusters de Competitividade, ou seja, os setores prioritários da nossa economia, sobre os quais falaremos a seguir.

Este concurso do Portugal 2030 tem uma dotação de 10 milhões de euros e a sua empresa pode financiar até 70% do projeto de formação!

3) Quais os requisitos que as empresas devem cumprir?

O “concurso Formação Empresarial Individual – Clusters” está aberto para Médias e Grandes Empresas, localizadas nas regiões do Norte, Centro e Alentejo. É o seu caso? Então, está um passo mais perto de obter apoio!

As empresas devem ainda recorrer a entidades formadoras certificadas (caso não possam desenvolver formação certificada internamente) e enquadrarem-se num dos seguintes Clusters:

      • Cluster do Calçado e Moda
      • Cluster Automóvel
      • Cluster AEC – Arquitetura, Engenharia e ConstruçãoCluster Habitat Sustentável
      • Cluster Têxtil, Tecnologia e Moda
      • Cluster PRODUTECH
      • Engineering & Tooling Cluster

Quanto aos Projetos Autónomos de Formação, estes devem responder às necessidades formativas da empresa, mas também aos objetivos do respetivo Cluster. Poderão desenvolver-se em horário laboral ou pós-laboral, iniciar-se somente após a apresentação da candidatura e ter uma duração máxima de 24 meses.

4) Qual o apoio financeiro disponível para formação com o Portugal 2030?

O montante base de financiamento é de 50%, existindo majorações para os seguintes casos:

      • Formação a trabalhadores com deficiência ou desfavorecidos: 10 p.p.;
      • Incentivo concedido a médias empresas: 10 p.p.

Em consonância com estes valores, os apoios correspondem a 7,12 euros por participante e por hora para os custos gerais da formação, mais 7,50 euros para o salário de cada participante por hora de formação (quando esta decorre em horário laboral).

Contas feitas, o montante máximo de apoio pode chegar aos 70% e não é reembolsável!

5) Quais as áreas formativas apoiadas pelo Portugal 2030?

Em primeiro lugar, os projetos de formação devem promover o matching entre as necessidades da empresa e a qualificação dos seus trabalhadores, mas importa sintonizá-los também com os objetivos do respetivo Cluster.

Além disso, na hora de planear o seu projeto formativo, não se esqueça de apostar nas áreas cruciais para pôr o negócio a crescer! Entre as muitas áreas temáticas apoiadas por este concurso do Portugal 2030 destacamos:

      • Ambiente de trabalho eficiente e seguro;
      • Economia digital, digitalização e Indústria 4.0;
      • Ferramentas de gestão e melhoria da produtividade;
      • Vendas online, comunicação e marketing digital;
      • Liderança e motivação.

6) A formação profissional é obrigatória?

Sim, é. A formação é essencial a uma empresa que pretenda manter-se competitiva no mercado, sustentada no desenvolvimento do capital humano e na consequente otimização dos índices de produtividade. Segundo o Código do Trabalho, do qual já falámos aqui, é dever do empregador assegurar, em cada ano, que pelo menos 10% dos seus colaboradores recebem 40 horas de formação profissional.

Por isso, já que a formação é obrigatória, por que não fazer desta obrigatoriedade uma oportunidade de diferenciação? E, principalmente, a um custo muito reduzido!

Mais dúvidas sobre formação financiada?

Temos as respostas!

Como vê, é indispensável contar com apoio especializado para a sua empresa se candidatar ao Portugal 2030 e obter apoios para desenvolver um projeto de formação financiada.

Afinal, não só o financiamento depende da capacidade de se identificarem e justificarem as necessidades formativas, como também o sucesso da candidatura está diretamente relacionado com a qualidade do seu projeto de formação.

Lembre-se de que as candidaturas ao programa “Formação Empresarial Individual – Clusters” só estarão abertas até janeiro. Por isso, fale já connosco para preparar a sua candidatura ao Portugal 2030!

Prepare a sua andidatura com a Academia GROW!

O Portugal 2030 tem apoios para formação a caminho da sua empresa. Preencha o formulário e deixe o resto connosco!

Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?