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Se pretende singrar com sucesso no mundo profissional, está na altura de conhecer as 3 competências mais valorizadas por empresas portuguesas: a capacidade de trabalhar com pessoas, lidar com a pressão e adaptar-se a mudanças.

Estas são as três caraterísticas apontadas pelo estudo “Competências para o futuro do trabalho em Portugal”, um inquérito que envolveu 125 gestores para avaliar as competências de mais de dois milhares de colaboradores e candidatos, entre 2022 e 2023. Coordenado pela SHL Portugal, em parceria com o ISEGF e a VdA, o estudo revelou que as empresas portuguesas antecipam também estas como as três skills mais importantes para o futuro.

A inteligência emocional afirma-se, portanto, como essencial no mercado de trabalho de hoje e no de amanhã, designadamente a gestão de emoções, mudança e trabalho em equipa. Mas há outras conclusões deste estudo sobre as competências mais valorizadas por empresas. Vamos conhecê-las?

 

Inovação e espírito de liderança

A adaptação à mudança, como referimos, é a competência-chave para o futuro, segundo os 125 empregadores consultados no âmbito desta investigação. Não é, portanto, de surpreender que uma das nossas formadoras, Carla Afonso, sublinha como as soft skills são cada vez mais importantes na hora de recrutar ou de reter talento.

Afinal, uma organização envolve personalidades diferentes, assim como diferentes métodos de trabalho, pelo que a gestão emocional, a comunicação e a capacidade de lidar com o stresse são, para a formadora, pilares do relacionamento social e da eficaz aplicação das competências técnicas.

Já numa perspetiva mais abrangente, de olhos postos num futuro cada vez mais digital e competitivo, as empresas estudadas destacam a capacidade de trabalhar em rede (dentro e fora da organização), de criar e de inovar.

Ou seja, criação e inovação são as competências a desenvolver para o futuro, revela o estudo, chamando ainda a atenção para o período de ensino e formação onde, frequentemente, memorização e repetição são mais valorizadas do que a inovação.

É uma realidade que importa modificar. Sobretudo porque o estudo recomenda ainda a aposta em mais duas competências-chave: gestão e liderança. Tal como falámos aqui, liderar é muito mais do que chefiar, é inspirar. Assim, já que as emoções podem impactar todo o ambiente de trabalho, apostar nestas duas caraterísticas contribui para potenciar o que cada colaborador tem de melhor.

 

Formar para valorizar

Outra boa notícia deste estudo é a importância que a formação tem adquirido junto dos empregadores. O reskilling é um esforço empreendido já por muitas empresas, até porque há cada vez mais incentivos para tal, no âmbito do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência.

Nesse sentido, análise de dados, literacia digital, inovação e gestão de projeto são também – no domínio digital – algumas das competências mais valorizadas por empresas portuguesas.

 

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