fbpx

Entrevista com a formadora Carla Afonso: “Precisamos de uma atitude de aprendizagem contínua”

13 Set, 2022 | Formação

Já pensou nas competências essenciais de hoje e naquelas que considerávamos fundamentais há uns anos? É verdade, o mundo do trabalho mudou. Um bom currículo já não é aquele repleto de competências técnicas.

Numa empresa empenhada em construir o futuro, são as soft skills que potenciam as competências técnicas, já que estabelecem a base para o relacionamento pessoal e interpessoal.

Mas será que estamos a dar a devida atenção a estas competências? E será que elas nos podem ajudar na adaptação a um mundo onde todos os dias há novidades, desafios e oportunidades?

Nesta segunda parte da entrevista com a formadora, Carla Afonso [link para primeira parte], falamos de soft skills. Mas também de futuro. Afinal, os dois conceitos andam muito ligados. Quer saber mais?

Entrevista – Parte 2

AG: Hoje em dia já não basta ter um bom currículo, repleto de competências técnicas (ou hard skills). As soft skills – uma área que a Carla conhece bem – são cada vez mais importantes na hora de contratar. Que competências são estas?

CA: As soft skills são fundamentais para a produtividade. São elas que potenciam as pessoas com boas competências técnicas. Não quero subvalorizar as competências técnicas, mas a questão é que não trabalhamos sozinhos. Estamos numa organização, rodeados de personalidades e formas de estar diferentes.

Temas como a gestão emocional numa equipa de trabalho, aumento da resiliência, gestão de stress, motivação… Como é que eu dou feedback? Como é que o recebo? Como comunicar? São coisas intangíveis, mas são pilares do funcionamento relacional e interpessoal que, depois, tornam possível a aplicação das competências técnicas no dia-a-dia.

É por isso que as soft skills têm um papel importantíssimo naquilo que é o trabalho da organização. E, para mim, que trabalho especificamente nessa área, é fascinante ver a transformação nas pessoas, bem como os resultados a muito curto-prazo.

Não é só uma questão de produtividade, mas também de satisfação e de retenção de talentos.

Carla Afonso

AG: Quer isso dizer que as empresas são feitas de pessoas que se conhecem bem a si mesmas, assim como àqueles com quem trabalham?

CA: Absolutamente. As empresas são feitas de pessoas e quanto melhor elas se sentirem, quanto maior for a conexão e confiança, melhor será a cooperação.

Não é só uma questão de produtividade, é uma questão de satisfação, que sai reforçada, e de retenção de talentos, porque não retê-los acarreta custos elevadíssimos. O que depois também se reflete nos índices de produtividade.

AG: Falemos de outro conceito muito atual, o reskilling, esta ideia de que as pessoas devem fazer formação em várias áreas ao longo da sua vida. Como é que nos podemos preparar para esta inevitabilidade?

CA: Acho que ajuda muito se tivermos um kaizen pessoal. O mundo está em rapidíssima transformação, seja o mercado de trabalho, seja a economia ou a política. Já não há empregos para toda a vida. As pessoas querem desafio, novidade e crescimento. Para sobrevivermos, temos de nos adaptar. E, para nos adaptarmos, precisamos de uma atitude de aprendizagem contínua. Por isso falo de kaizen pessoal.

Isto abre-nos outras perspetivas, permite-nos ter competências variáveis, sermos mais polivalentes, mais diferenciadores e até mais apetecíveis para o mercado de trabalho.

Este reskilling veio para ficar e acho até que se vai acentuar. Vão sobreviver e florescer as pessoas que estiverem disponíveis para se superarem, para atuarem fora da sua zona de conforto e encontrarem outras competências, melhorarem as que já têm e interligarem as duas.

Já ouviu o nosso podcast?

Oiça aqui a entrevista completa com a nossa formadora, Carla Afonso.

Deseja superar-se? Conte connosco!

Sabia que a Academia GROW tem formações à medida de quem procura desafio, novidade e crescimento?

Consulte a nossa oferta e escolha o curso que melhor se adapta às suas necessidades. Mas, se não encontrar o que procura, não se preocupe: fale connosco e diga-nos o que precisa!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Vêm aí apoios do PRR para formações gratuitas! Saiba como!

Vêm aí apoios do PRR para formações gratuitas! Saiba como!

Vêm aí apoios do PRR para darmos formação aos seus colaboradores! É verdade: o Plano de Recuperação e Resiliência tem formações gratuitas na área digital. Trata-se do programa Emprego + Digital 2025 e é a nova medida da componente 16 para as Empresas 4.0! O ojetivo é...

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Sabe aquele projeto ao qual a sua equipa já dedicou horas a fio? A data de entrega aproxima-se, mas os pedidos de alterações não param de chegar. O telemóvel está sempre a tocar e os emails sempre a cair. A máquina do café torna-se na nossa melhor amiga, ajuda-nos a...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral) - Chamada para rede fixa nacional 
+351 919 128 144 (Formação) - Chamada para rede móvel nacional
[email protected]

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640 - Chamada para rede móvel nacional

[email protected]

 

2022 Copyright Grow Informação Legal  | Livro de Reclamações

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?