fbpx

São a primeira ajuda a prestar antes da chegada da equipa médica. Falamos, é claro, de Primeiros Socorros, uma resposta rápida, baseada em técnicas simples, essencial em contexto de trabalho e que pode fazer a diferença numa situação de emergência. Por isso mesmo, hoje falaremos dos 4 passos básicos de Primeiros Socorros. Se ainda não os conhece nem os seus colaboradores sabem como aplicá-los, este artigo é para si.

1) Garantir a segurança

A primeira tarefa de um socorrista passa por avaliar as condições de segurança (sim, leu bem: a sua segurança e a dos outros). Assim, comece por identificar potenciais perigos que agravem a situação ou coloquem em risco a sua própria vida.

Por exemplo, numa situação de trânsito intenso ou num incêndio, se o socorrista considerar que não estará seguro, deve afastar-se e, sem mais delongas, contatar o número de emergência: 112.

 

2) Examinar a vítima

Depois de garantida a sua segurança, aproxime-se da vítima e confirme se esta está consciente. Pode abanar, com cuidado, os ombros, perguntar em voz alta “Está bem” e, caso obtenha resposta, explicar-lhe o que está a fazer.

Faça, de seguida, um exame rápido para confirmar se a vítima respira normalmente:

    • O tórax move-se?
    • Ouve sons de ventilação?

Caso a vítima respire com normalidade, coloque-a em Posição lateral de segurança, evitando desta forma a obstrução das vias aéreas.

 

3) Dar o alerta

Ligue de imediato para o 112, o número de emergência utilizado em todos os países da União Europeia. Ora, aqui, eficácia é a palavra de ordem. Como tal, descreva sumariamente o que sabe do sucedido, indicando o local da ocorrência (com pontos de referência), a identificação da vítima, sexo, idade aproximada e uma breve descrição do estado.

Esta etapa, como vê, é vital. Por isso, procure executar todos os passos anteriores com precisão e rapidez, de modo a não atrasar o alerta mais do que o necessário. Por outro lado, se estiver acompanhado, pode delegar noutras pessoas o pedido de assistência, enquanto executa as restantes manobras.

4) Prestar os Primeiros Socorros

Já chamou a ajuda médica especializada? Então, pode finalmente prestar cuidados à vítima, de forma calma e controlada. O Suporte Básico de Vida é um conjunto de manobras que visam a manutenção da vida sem recurso a equipamento específico e, quanto mais cedo forem iniciadas, maior será a possibilidade de sucesso.

No entanto, caso não esteja seguro do que fazer ou não tenha formação em Primeiros Socorros, procure acalmar a vítima e garantir a sua segurança enquanto aguarda a chegada dos meios de socorro médico.

Formação em Primeiros Socorros:

Proteja-se a si e aos outros

Estes 4 passos básicos de Primeiros Socorros podem, na verdade, resumir-se em quatro princípios simples: estabelecer prioridades, alertar, estabilizar e, se possível, melhorar o estado da vítima. No entanto, o socorro vai além das técnicas, já que importa manter-se atualizado, ser bom observador, ter capacidade de improvisar e ser, sobretudo, perseverante.

Em formações de Primeiros Socorros, como aquelas que a Academia GROW dinamiza para as empresas, estas soft skills são tão trabalhadas quanto as manobras de socorro. Afinal, é a segurança e saúde no trabalho que estão em causa!

Por isso, se quer saber mais sobre Primeiros Socorros e os passos para ajudar outros, fale connosco!

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?