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Já sabemos que o mercado de trabalho é competitivo e que as qualificações académicas são um bom argumento para destacarmos no nosso currículo. No entanto, há um conjunto de soft skills que não se expressam num diploma e que são igualmente importantes.

Hoje, mais do que nunca, as empresas valorizam quem se destaque pelas aptidões mentais, emocionais e sociais. Falemos, pois, de uma competência essencial a qualquer profissional (e transversal a vários dos nossos cursos de formação): Comunicação.

Quer em contexto de vendas, quer no local de trabalho, no contato direto ou indireto, comunicar é cativar o interesse do outro. Empatia e clareza são essenciais para um discurso eficaz e persuasivo, mas, como veremos de seguida, comunicar é muito mais do que falar.

 

1) Escuta ativa

Comecemos pelo menos óbvio: comunicar é saber escutar. Afinal, se o nosso interlocutor sentir que o estamos a ouvir, com atenção e interesse, estará mais disponível para ouvir também o que temos a dizer. Para isso, podemos:

  • Ouvir o que o outro tem a dizer antes de intervirmos ou interrompermos;
  • Dar sinais positivos de atenção, dizendo “sim” ou “compreendo” e fazendo perguntas;
  • Prestar atenção à postura, tom de voz, linguagem e, inclusive, às entrelinhas;
  • Reformular as ideias-chave daquilo que ouvimos usando as palavras do outro.

 

2) Perguntas poderosas

Valorizar as ideias do outro implica ouvi-lo até ao fim – mesmo quando não concordamos. Todavia, é igualmente importante fazer boas perguntas, que manifestem o nosso interesse e envolvam o interlocutor na conversa.

Uma boa pergunta é uma questão empenhada no outro. Logo, uma pergunta poderosa permite obter respostas poderosas. Por exemplo:

  • Questionar usando as palavras do outro;
  • Fazer questões abertas (começadas por “Como?”, “O quê?”, “E se?”);
  • Perante um tema difícil, começar por indicar que vamos fazer uma pergunta difícil.

Lembre-se: Uma pergunta poderosa não é uma ordem, mas, sim, uma questão que convida à reflexão e promove um ambiente propício ao diálogo.

 

3) Empatia ou Rapport

Não confundamos simpatia com empatia. Afinal, numa situação de stress, por exemplo, no trabalho ou em casa, nem sempre uma resposta melhora o nosso estado de espírito.

Mais importante do que responder é a capacidade de criarmos conexão, ou seja, rapport. Tal pode conseguir-se através de:

  • Contato visual ou sem ruídos de fundo que distraiam ou dificultem o diálogo;
  • Adotar uma atitude segura e equilibrada;
  • Mostrar paciência para ouvir e disponibilidade para conhecer;

 

4) Ser claro e persuasivo

É verdade, saber falar ajuda a cativar a atenção do outro. No entanto, não é fundamental ter o dom da oratória para se ser persuasivo. Mas, então, como convencer o nosso interlocutor?

  • Pensar no que vamos dizer antes de o dizermos;
  • Mostrar confiança e ser objetivo;
  • Antecipar as respostas/reações possíveis;
  • Escolher o canal certo para a mensagem;
  • Evitar frases iniciadas com “Não” ou “Porquê”, que coloquem o outro na defensiva.

 

5) Personalização

Se somos seres sociais, portadores de histórias de vida distintas e experiências diversas, faz sentido adequarmos o nosso discurso ao interlocutor, alinhando-o com as suas preferências. Para isso, podemos:

  • Conhecer o público-alvo;
  • Tratar o interlocutor pelo nome;
  • Newsletters e outras mensagens devem apresentar um tom afável, alinhado com os interesses do destinatário e com chamadas de ação (Call-To-Action);
  • Dar feedback ou fazer follow-up;

 

Hoje, muitos são os desafios para lidarmos com consumidores mais exigentes e informados. Seja presencialmente ou à distância, comunicar de modo claro e personalizado é uma forma de promovermos a nossa marca e empresa.

A Academia GROW dinamiza várias formações que o ajudarão a desenvolver a sua comunicação. Para mais informações, fale connosco ou conheça os próximos cursos de Formação Modular Financiada.

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