fbpx

Empreender transformou-se numa das palavras mais ouvidas, quer no mundo dos negócios, quer no léxico de quem procura oportunidades de emprego. E não surpreenderá ninguém que o verbo se continue a conjugar, à medida que o mundo pós-COVID traz novos desafios.

Lembra-nos o dicionário que “empreender” é “dar início a uma tarefa, uma ação ou um empreendimento”. É, como tal, algo que exige espírito de iniciativa, convicção e visão. Mas como aplicar na prática essa vontade de criar algo – inclusivamente o nosso próprio emprego?

Antes de tudo o mais, é preciso assentar ideias, analisá-las sobre os mais diversos ângulos e – acima de tudo – estabelecer um plano. Afinal, e por mais valioso que o nosso insight possa parecer, importa que ele se aguente perante o confronto com a realidade.

 

Um Plano de Negócios? Para quê?

É este o momento ideal para falarmos sobre a importância de se dinamizar um bom Plano de Negócios. Sem este documento, não há estratégia nem pensamento visionário que subsista sem se desviar do curso, ou sem ser demasiado vago para que alguém o possa compreender.

E não é por acaso que revistas de renome – como, por exemplo, a Entrepreneur ou a Forbes – dedicam textos à ‘ciência’ de criar um Plano de Negócios. É uma tarefa que exige trabalho, pesquisa e perseverança. Curiosamente, três características essenciais também para o sucesso das futuras empresas.

Posto isto, o Plano de Negócios deve englobar uma série de elementos, nomeadamente:

  • Uma explicação detalhada da ideia a concretizar;
  • Apresentação das propostas de valor da empresa;
  • Uma leitura do estado do mercado;
  • Planeamento financeiro;
  • Estratégia de Marketing;
  • Estratégia de Recursos Humanos.

 

Ponto de partida e fio condutor

Apesar de ser uma ferramenta indispensável para qualquer pessoa que deseje desenvolver um projeto empresarial ou criar o seu próprio emprego, o Plano de Negócios não é documento que se construa numa primeira etapa para ficar, posteriormente, arrumado na gaveta.

Pelo contrário: trata-se de uma espécie de mapa que é preciso revisitar e, inclusivamente, ajustar. De outra forma, como poderemos compreender até que ponto nos encontramos próximos daquilo que nos propusemos concretizar?

Realizar um bom Plano de Negócios é, por isso mesmo, mais do que uma tarefa burocrática. É um investimento a longo prazo, para que aquela ideia que achamos tão interessante ou inovadora possa, eventualmente, atrair parceiros ou investidores.

Para ajudar pessoas a desenvolver negócios de raiz, a Academia GROW dinamiza um curso sobre Empreendedorismo e Criação de Negócios, que pode ser frequentado em regime de formação modular financiada (100% gratuita).

Fale connosco para mais informações!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?