fbpx

Diga-nos a idade, nós diremos o seu perfil profissional

Permita-nos recordar um momento icónico da política norte-americana: Ronald Reagan, candidato a um segundo mandato como presidente, é questionado se a idade o poderia limitar ou pôr em causa a segurança nacional. Estávamos em 1984 e o republicano era, à data, o mais velho presidente dos Estados Unidos. Ironicamente, Reagan respondeu: “Não explorarei, para meu ganho pessoal, a juventude e inexperiência do meu adversário”.

Com o passar dos anos, adquirimos caraterísticas que tanto podem abrir as portas do mercado de trabalho como fechá-las. A ironia pode ser uma delas, mas a experiência também.

A demografia é uma das prioridades da União Europeia para a década 2020-2030 e há razões para tal: a força de trabalho está a envelhecer e o número de população jovem diminui face à população em idade ativa.

Um estudo da Pordata de maio de 2021, revelava que Portugal era o terceiro país da UE com maior percentagem de trabalhadores acima dos 64 anos. Contudo, a idade está longe de ser um defeito. Numa equipa comercial ou no chão-de-fábrica, a diversidade geracional garante dinamismo e know-how.

 

Qual é o seu perfil? E o da sua equipa?

Pense no seu colega mais velho. Provavelmente, falamos de alguém experiente, rápido a propor soluções, com sentido de compromisso e capacidade de liderança. E o mais recente membro da sua equipa? Proatividade, vontade de aprender e fortes habilidades digitais são caraterísticas familiares?

A meio caminho, encontraremos alguém bem qualificado, capaz de acompanhar a experiência dos colegas mais velhos e de potenciar a evolução dos mais novos. Acertámos?

Como reparou, estes três perfis, embora genéricos, têm em comum caraterísticas que não se ensinam nas universidades. E, contudo, podem ser aprendidas ao longo da vida.

Se nos tem vindo a acompanhar, já sabe que falamos de soft skills. Tratam-se de competências que podem diferenciar o seu perfil profissional e, por outro lado, acrescentar valor à sua empresa. Como? Ajudando a superar adversidades e a lidar com imprevistos.

 

Diversidade geracional

Se é como nós, reconhece a importância de formar uma equipa na qual as camadas mais jovens podem aprender com as seniores. E vice-versa!

No mundo pós-COVID, a Academia GROW tem encontrado cada vez mais profissionais interessados em reforçar competências – não obstante a sua idade ou experiência. E há uma explicação simples para esta realidade: perante a incerteza do amanhã, a diversidade geracional garante mais hipóteses de êxito.

Da transição digital às alterações climáticas, o futuro reserva-nos desafios com os quais só conseguiremos lidar se nos adaptarmos.

 

Adapte-se connosco!

As soft skills, tal como o conhecimento, têm ainda a vantagem de não dependerem de fatores geracionais, geográficos, cargo ou função – apenas de si. Um profissional bem-sucedido é aquele que combina a atualização de competências com as mais-valias de quem o rodeia.

Se pretende ser esse profissional, fale connosco para mais informações.

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Gestão de tempo: 4 dicas para dominar este quebra-cabeças!

Gestão de tempo: 4 dicas para dominar este quebra-cabeças!

Há ideias aparentemente simples e, no entanto, difíceis de concretizar. Fazer uma gestão de tempo eficaz é uma delas, sobretudo sem a aprendizagem de técnicas nem Formação. Quantas vezes na última semana adormeceu a pensar que o tempo tinha voado? E quantas vezes...

Formação na sua empresa: Há bons motivos para investir!

Formação na sua empresa: Há bons motivos para investir!

Sabia que os ganhos de produtividade nas empresas que investem em formação podem chegar aos 5%? Num mundo digitalizado e competitivo, esta é uma das principais vantagens deste investimento. Mas há outras. Um estudo da Fundação José Neves (FJN) revela que 50% das...

PNL: Hora de desbloquear o seu potencial!

PNL: Hora de desbloquear o seu potencial!

Quem sou? De onde venho? Para onde vou? No mundo da informação digital, onde tudo é automatizado e nos põe constantemente à prova, estas questões já não são tanto um dilema filosófico, mas um desafio ao equilíbrio perante a correria do dia-a-dia. Às vezes, essa...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral)
+351 91 912 81 44 (Formação)
academiagrow@estrategor.pt

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640
maria.pinto@estrategor.pt

 

2022 Copyright Grow  |  Informação Legal  | Livro de Reclamações