fbpx

Permita-nos recordar um momento icónico da política norte-americana: Ronald Reagan, candidato a um segundo mandato como presidente, é questionado se a idade o poderia limitar ou pôr em causa a segurança nacional. Estávamos em 1984 e o republicano era, à data, o mais velho presidente dos Estados Unidos. Ironicamente, Reagan respondeu: “Não explorarei, para meu ganho pessoal, a juventude e inexperiência do meu adversário”.

Com o passar dos anos, adquirimos caraterísticas que tanto podem abrir as portas do mercado de trabalho como fechá-las. A ironia pode ser uma delas, mas a experiência também.

A demografia é uma das prioridades da União Europeia para a década 2020-2030 e há razões para tal: a força de trabalho está a envelhecer e o número de população jovem diminui face à população em idade ativa.

Um estudo da Pordata de maio de 2021, revelava que Portugal era o terceiro país da UE com maior percentagem de trabalhadores acima dos 64 anos. Contudo, a idade está longe de ser um defeito. Numa equipa comercial ou no chão-de-fábrica, a diversidade geracional garante dinamismo e know-how.

 

Qual é o seu perfil? E o da sua equipa?

Pense no seu colega mais velho. Provavelmente, falamos de alguém experiente, rápido a propor soluções, com sentido de compromisso e capacidade de liderança. E o mais recente membro da sua equipa? Proatividade, vontade de aprender e fortes habilidades digitais são caraterísticas familiares?

A meio caminho, encontraremos alguém bem qualificado, capaz de acompanhar a experiência dos colegas mais velhos e de potenciar a evolução dos mais novos. Acertámos?

Como reparou, estes três perfis, embora genéricos, têm em comum caraterísticas que não se ensinam nas universidades. E, contudo, podem ser aprendidas ao longo da vida.

Se nos tem vindo a acompanhar, já sabe que falamos de soft skills. Tratam-se de competências que podem diferenciar o seu perfil profissional e, por outro lado, acrescentar valor à sua empresa. Como? Ajudando a superar adversidades e a lidar com imprevistos.

 

Diversidade geracional

Se é como nós, reconhece a importância de formar uma equipa na qual as camadas mais jovens podem aprender com as seniores. E vice-versa!

No mundo pós-COVID, a Academia GROW tem encontrado cada vez mais profissionais interessados em reforçar competências – não obstante a sua idade ou experiência. E há uma explicação simples para esta realidade: perante a incerteza do amanhã, a diversidade geracional garante mais hipóteses de êxito.

Da transição digital às alterações climáticas, o futuro reserva-nos desafios com os quais só conseguiremos lidar se nos adaptarmos.

 

Adapte-se connosco!

As soft skills, tal como o conhecimento, têm ainda a vantagem de não dependerem de fatores geracionais, geográficos, cargo ou função – apenas de si. Um profissional bem-sucedido é aquele que combina a atualização de competências com as mais-valias de quem o rodeia.

Se pretende ser esse profissional, fale connosco para mais informações.

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?