fbpx

Comecemos com uma pergunta óbvia: preferia trabalhar numa empresa com uma hierarquia rígida (onde lhe dizem sempre o que fazer) ou num lugar flexível, onde lhe compete a si definir como alcança os seus objetivos? Se opta pela segunda hipótese, já está a pensar AGILE!

Sim, leu bem. As empresas do século XXI são aquelas que dotam os seus recursos humanos da autonomia e do poder não apenas para se organizarem em equipa, mas também para a constante readaptação de planos, metodologias e alvos.

E uma vez que é pela Liderança que começa o exemplo, blogues como o da Betterworks sublinham por que razão é essencial incutir uma mentalidade AGILE nas pessoas responsáveis pela chefia de equipas. Apenas desse modo conseguirão as empresas:

  • Estar capacitadas para lidar com o imprevisto;
  • Orientar-se para a inovação e melhoria contínua;
  • Garantir uma comunicação clara, que evita conflitos ou ambiguidades;
  • Alimentar a autonomia que acelera processos;
  • Maximizar o potencial de cada elemento da equipa.

 

As 5 características de uma empresa AGILE

Tal como já dissemos, é essencial que as organizações sejam lideradas por pessoas cada vez mais empáticas, abertas à diferença e motivadas para a conquista dos seus objetivos. Esta realidade tornou-se, aliás, ainda mais premente no cenário pós-pandémico de hoje.

Mas já em 2018 a consultora McKinsey alertava para o novo paradigma empresarial a que hoje assistimos, marcado pelo surgimento contínuo de novas tecnologias, pelas exigentes lógicas de consumo e pela necessidade de investir em Recursos Humanos diferenciadores.

A pensar nestes desafios, a famosa empresa americana analisou a realidade subjacente a alguns dos players mais disruptivos do mundo, tendo verificado que as empresas que adotam uma mentalidade AGILE têm, em comum, cinco atributos.

Vamos conhecê-los?

  • Existe sempre um princípio norteador, em torno do qual convergem todos os elementos e ações da organização. Note-se que este grande Objetivo não é criado de forma isolada, mas sempre em sintonia com a sensibilidade de Clientes e Parceiros.
  • Há uma aposta na criação de equipas de trabalho autónomas, que monitorizaram o seu próprio progresso e que encontram soluções disruptivas. Ao dotar os colaboradores da capacidade de tomar decisões, as chefias aceleram todos os processos.
  • As decisões são tomadas rapidamente, em função das mudanças que ocorrem. Isto significa que existe a necessidade de rever metas e avaliar resultados em curtos espaços de tempo, em consonância com o mundo imprevisível de hoje.
  • Em sintonia com o que já dissemos, coloca-se a tónica nas pessoas e não na hierarquia. Esta abordagem implica – da parte dos líderes de equipas – uma total confiança na competência e instinto dos seus recursos humanos.
  • As novas tecnologias estão no cerne da metodologia de trabalho, sendo consideradas um elemento fundamental, não apenas para o acelerar de lógicas internas, mas também para surpreender o cliente e dominar o mercado.

 

Torne-se o líder de uma equipa AGILE!

A boa notícia deste artigo é que não tem de ficar a contemplar, passivamente, o sucesso das organizações que já seguem a metodologia AGILE. Pelo contrário: a sua empresa pode ser o próximo caso de sucesso!

Convidamo-lo, por isso mesmo, a inscrever-se no nosso curso de Gestão de Equipas em Ambiente AGILE, uma formação de caráter prático que vai revolucionar a forma como lidera os seus recursos humanos!

Fale connosco para mais informações.

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?