fbpx

Agora que o Acordo de Parceria foi apresentado a Bruxelas e as candidaturas ao Portugal 2030 (PT2030) estão quase a arrancar, chega o momento de começar a preparar o plano de formação profissional da sua empresa. Afinal, a formação é tão importante quanto a aquisição de nova tecnologia ou o aumento da capacidade produtiva.

No Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, o domínio social é uma prioridade. Na verdade, das quatro agendas temáticas do Portugal 2030, há uma que concentra a maior fatia de fundos: 8.329 milhões de euros para a Digitalização, Inovação e Qualificações.

Quer saber com que apoios contar? Vamos a isso!

 

Digitalização, Inovação e Qualificações

Trata-se da agenda temática 2, que compreende 36% dos 24 mil milhões de euros ao dispor de Portugal na próxima década.

Esta é uma agenda dedicada aos desafios tecnológicos e sociais associados à transição digital da economia. Assim, perante as alterações esperadas em muitas das atuais profissões, responde-se com:

  • Incorporação de tecnologia;
  • Transferência de conhecimento;
  • Desenvolvimento de capital humano.

São dois os programas previstos para este fim: o Programa Inovação e Transição Digital e o Programa Demografia, Qualificações e Inclusão. Em ambos, esperam-se medidas para promover a aprendizagem ao longo da vida e formação de ativos empregados.

 

Formação para empresários

As baixas qualificações não são apenas um problema social. São um obstáculo à inovação e transformação do tecido produtivo.

Nesse sentido, a par dos colaboradores, também os empresários e gestores são identificados como um público-alvo dos apoios para a formação. A razão para tal é simples: em 2021, um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos revelava que apenas um terço dos gestores portugueses tinha formação superior, algo que impactava diretamente a produtividade das empresas.

 

Ganhar competitividade

Transformar o tecido produtivo até 2030 passa, então, por alcançar uma taxa de 60% de adultos em educação e formação. Para atingir este objetivo contribuirão instrumentos como, por exemplo:

  • Formação-Ação, articulando a formação em sala, a ação na empresa e a consultoria especializada;
  • Formação para empresários e gestores;
  • Formação para colaboradores inseridos em projetos de investimento;
  • Medidas de contratação de recursos humanos altamente qualificados.

Por outro lado, o mais recente Acordo subscrito pelo Governo e Parceiros Sociais prevê também 5 mil milhões de euros do PT2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência para as qualificações profissionais.

Ou seja: 2030 trará apoios diretos para melhorarmos as nossas competências, bem como para empresas que se candidatem a Projetos de Formação e Qualificação.

 

Formação: vamos preparar a sua candidatura?

Ao beneficiar tanto quem emprega como quem é empregado, a formação profissional traduz-se em produtividade, conhecimento e diferenciação no mercado.

A Academia GROW, em articulação com a Estrategor, conta com mais de 25 anos de experiência na candidatura a fundos europeus. Para nós, desenvolver o capital humano das organizações é concretizar o futuro das empresas.

Fale connosco para prepararmos o seu projeto!

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?