fbpx

Portugal 2030: Já conhece as medidas para apoiar a formação?

22 Mar, 2022 | Formação

Agora que o Acordo de Parceria foi apresentado a Bruxelas e as candidaturas ao Portugal 2030 (PT2030) estão quase a arrancar, chega o momento de começar a preparar o plano de formação profissional da sua empresa. Afinal, a formação é tão importante quanto a aquisição de nova tecnologia ou o aumento da capacidade produtiva.

No Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, o domínio social é uma prioridade. Na verdade, das quatro agendas temáticas do Portugal 2030, há uma que concentra a maior fatia de fundos: 8.329 milhões de euros para a Digitalização, Inovação e Qualificações.

Quer saber com que apoios contar? Vamos a isso!

 

Digitalização, Inovação e Qualificações

Trata-se da agenda temática 2, que compreende 36% dos 24 mil milhões de euros ao dispor de Portugal na próxima década.

Esta é uma agenda dedicada aos desafios tecnológicos e sociais associados à transição digital da economia. Assim, perante as alterações esperadas em muitas das atuais profissões, responde-se com:

  • Incorporação de tecnologia;
  • Transferência de conhecimento;
  • Desenvolvimento de capital humano.

São dois os programas previstos para este fim: o Programa Inovação e Transição Digital e o Programa Demografia, Qualificações e Inclusão. Em ambos, esperam-se medidas para promover a aprendizagem ao longo da vida e formação de ativos empregados.

 

Formação para empresários

As baixas qualificações não são apenas um problema social. São um obstáculo à inovação e transformação do tecido produtivo.

Nesse sentido, a par dos colaboradores, também os empresários e gestores são identificados como um público-alvo dos apoios para a formação. A razão para tal é simples: em 2021, um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos revelava que apenas um terço dos gestores portugueses tinha formação superior, algo que impactava diretamente a produtividade das empresas.

 

Ganhar competitividade

Transformar o tecido produtivo até 2030 passa, então, por alcançar uma taxa de 60% de adultos em educação e formação. Para atingir este objetivo contribuirão instrumentos como, por exemplo:

  • Formação-Ação, articulando a formação em sala, a ação na empresa e a consultoria especializada;
  • Formação para empresários e gestores;
  • Formação para colaboradores inseridos em projetos de investimento;
  • Medidas de contratação de recursos humanos altamente qualificados.

Por outro lado, o mais recente Acordo subscrito pelo Governo e Parceiros Sociais prevê também 5 mil milhões de euros do PT2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência para as qualificações profissionais.

Ou seja: 2030 trará apoios diretos para melhorarmos as nossas competências, bem como para empresas que se candidatem a Projetos de Formação e Qualificação.

 

Formação: vamos preparar a sua candidatura?

Ao beneficiar tanto quem emprega como quem é empregado, a formação profissional traduz-se em produtividade, conhecimento e diferenciação no mercado.

A Academia GROW, em articulação com a Estrategor, conta com mais de 25 anos de experiência na candidatura a fundos europeus. Para nós, desenvolver o capital humano das organizações é concretizar o futuro das empresas.

Fale connosco para prepararmos o seu projeto!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Vêm aí apoios do PRR para formações gratuitas! Saiba como!

Vêm aí apoios do PRR para formações gratuitas! Saiba como!

Vêm aí apoios do PRR para darmos formação aos seus colaboradores! É verdade: o Plano de Recuperação e Resiliência tem formações gratuitas na área digital. Trata-se do programa Emprego + Digital 2025 e é a nova medida da componente 16 para as Empresas 4.0! O ojetivo é...

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Sabe aquele projeto ao qual a sua equipa já dedicou horas a fio? A data de entrega aproxima-se, mas os pedidos de alterações não param de chegar. O telemóvel está sempre a tocar e os emails sempre a cair. A máquina do café torna-se na nossa melhor amiga, ajuda-nos a...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral) - Chamada para rede fixa nacional 
+351 919 128 144 (Formação) - Chamada para rede móvel nacional
[email protected]

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640 - Chamada para rede móvel nacional

[email protected]

 

2022 Copyright Grow Informação Legal  | Livro de Reclamações

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?