Já não é segredo que um projeto de formação bem estruturado e bem executado ajuda a alavancar o sucesso de uma empresa, sobretudo quando é possível contar com apoios financeiros. Ora, por isso mesmo, se pretende candidatar-se a formação financiada, partilhamos aqui 3 dicas para o Portugal 2030 apoiar a formação na sua empresa!
1) Definir um Plano de Formação alinhado com os objetivos do PT2030!
O primeiro passo para obter apoios do Portugal 2030, no âmbito do concurso “Formação Empresarial – Clusters”, é identificar as necessidades de formação. Trata-se de um passo essencial, não apenas para garantir o sucesso da formação, mas também para uma avaliação positiva da candidatura.
Na verdade, o próprio aviso estabelece que a formação deve contemplar áreas temáticas críticas, de forma a promover o matching entre as necessidades das empresas e a qualificação dos trabalhadores. Nesse sentido, para que o Portugal 2030 apoie a formação na sua empresa deve desenhar um Plano de Formação que contribua para, por exemplo:
-
-
- A estratégia de inovação, internacionalização e modernização da empresa;
- Aumento das capacidades da gestão empresarial e e-skills;
- Estratégias de upskilling e reskilling.
-
Igualmente importante é que este projeto de formação responda aos desafios societais da região, assim como às prioridades do respetivo Cluster, como veremos a seguir.
2) Obter um parecer do Cluster de Competitividade
É um dos documentos necessários para apresentar uma candidatura ao Portugal 2030 e obter apoios para formação. Este parecer, emitido pela entidade responsável pelo Cluster em que a empresa se insere, atesta a relevância do projeto formativo para o setor.
Posto isto, o Plano de Formação da sua empresa deve estar alinhado com a estratégia do Cluster de Competitividade e com as áreas prioritárias. Mas também na candidatura será avaliada a relação entre as ações de formação propostas e as necessidades dos Clusters, o que significa que, na hora de concorrer ao Portugal 2030 para obter apoios para formação, apoio especializado é essencial!
3) Contar com apoio especializado (antes e depois da candidatura)
Investir em Formação Profissional, mais do que um requisito legal, é um investimento no futuro da sua empresa, uma aposta na competitividade e no valor do capital humano das organizações.
E é por isso que lhe deixamos esta terceira dica: de forma a rentabilizar o investimento na formação, planifique a formação com o apoio de especialistas. Afinal, só assim é que verá a sua candidatura aprovada e, consequentemente, obterá apoios.
Mas, uma vez obtida a aprovação, é tempo de implementar o Plano. Esta é a nossa dica extra para conseguir que o Portugal 2030 apoie a formação na sua empresa: garanta que a execução do projeto é acompanhada por especialistas, de modo a assegurar o cumprimento dos objetivos traçados e no tempo previsto.
O Portugal 2030 pode apoiar a formação na sua empresa!
Agora que já conhece as 3 dicas para fazer formação com o apoio do Portugal 2030, podemos então preparar o seu projeto de investimento, obter financiamento e passar da teoria à prática.
Prepare a sua andidatura com a Academia GROW!
O Portugal 2030 tem apoios para formação a caminho da sua empresa. Preencha o formulário e deixe o resto connosco!