fbpx

40 horas de formação anual: um ativo para rentabilizar!

Em 2019 assistimos a uma interessante mudança na legislação laboral portuguesa: o volume de horas de formação contínua a que cada colaborador tem direito aumentou de 35 para um novo mínimo de 40 horas por ano.

À luz do Código de Trabalho, todas as entidades empregadoras são legalmente obrigadas a respeitar e a fazer cumprir o direito de cada funcionário ao reforço da sua qualificação profissional. Adicionalmente, devem estabelecer planos de natureza anual ou plurianual que permitam o alcance deste objetivo.

No entanto, e ao invés de encarar a formação como mais uma obrigação legal, as empresas podem e devem encontrar neste recurso uma indispensável oportunidade para o reforço da sua competitividade, para a atualização de conhecimentos técnicos e, inclusivamente, para o desenvolvimento da inovação.

Outrora vista como dispendiosa ou um entrave à gestão de tempo, a formação é hoje um recurso prático, eficaz e ajustável ao funcionamento das empresas. Aliás, numa altura em que a pandemia de COVID-19 forçou gerentes e trabalhadores a reconfigurar as suas lógicas de trabalho, também a requalificação profissional apresenta novas soluções!

Do Live Streaming ao e-Learning

É neste contexto que se destacam modalidades como, por exemplo, o Live Streaming. Este sistema permite a frequência de uma formação em tempo real, através de vídeo, simulando uma sala de aula em que todos estão ligados em rede. As vantagens são evidentes:

  • os participantes interagem entre si em tempo real;
  • torna as formações geograficamente acessíveis, quando realizadas fora da área de trabalho ou residência do colaborador;
  • preserva-se o ambiente dinâmico e envolvente das metodologias tradicionais.

Outra tendência em franco crescimento é o e-Learning, que permite o acesso à formação profissional – quer em direto, quer via sessões assíncronas – através de uma plataforma digital. Entre os seus principais pontos fortes, encontram-se:

  • a capacidade de os formandos gerirem a aprendizagem ao seu ritmo;
  • maior flexibilidade para conciliar os compromissos profissionais com a formação;
  • estruturação dos cursos em módulos permite que cada pessoa se sinta motivada e detentora do seu próprio progresso.

Sempre atenta às necessidades do mundo empresarial, a Academia de Formação GROW está disposta a ajudar as empresas a cumprir a obrigação legal de 40 horas anuais de formação profissional com o máximo de dividendos possível.

Aliando o uso das metodologias mais inovadoras ao compromisso com as medidas de segurança que se exige em plena pandemia de COVID-19, é na formação online que continuamos a apostar!

Veja os cursos disponíveis!

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?