Quem as viu e quem as vê! Falamos das empresas portuguesas e estrangeiras que, ao longo de um ano atípico a todos os níveis, tiveram de reaprender a funcionar e a prosperar perante um contexto económico, social e sanitário inimaginável ainda há pouco mais de um ano.
Modelos de negócio que se reinventaram, equipas em teletrabalho, reuniões à distância, transformações súbitas nos comportamentos de consumo e – acima de tudo – a perceção de que era preciso encontrar respostas urgentes para um novo cenário.
Como a necessidade aguça o engenho, Portugal e o mundo assistiram a uma tão surpreendente quanto acelerada digitalização das empresas, precipitando chefias e equipas para um inusitado jogo, feito de novas regras e exigências.
E agora que uma nova variante de COVID-19 obriga a Europa a reforçar as suas lógicas de combate à pandemia, sabemos que as mudanças que se exigiram das empresas ao longo de 2020 não são temporárias. Vieram para ficar.
Um caminho sem retorno
A aposta numa gestão mais proativa e flexível, o estreitar dos laços de confiança entre colaboradores e parceiros, bem como a integração de novas competências de resiliência e adaptação na cultura organizacional contam-se entre os desafios que, de acordo com o Financial Express, vieram para ficar.
Mas indissociável deste “Novo Normal” é a crescente valorização que a literacia em ferramentas digitais assume. É, a este respeito, impossível não falar do boom que o nosso país testemunhou no e-commerce, reflexo da forma como empresas e clientes tiveram de adaptar-se às regras de confinamento, revolucionado os processos de consumo.
Claro está, no entanto, que a transição para o mundo digital é muito mais complexa e exigente. Entidades como a Porto Business School e a empresa belga Selligent Marketing Cloud mostram compreender muito bem o papel que o Marketing Digital e a Gestão da Dados assumirão nos próximos dias, meses e anos.
Afinal, agora que até os mais resistentes à mudança competem por uma presença relevante neste ecossistema virtual, saber comunicar, estabelecer estratégias eficientes, construir uma relação significativa com o consumidor e prever comportamentos tornou-se um must.
É, por isso, sem surpresa que os Recursos Humanos com estas características se apresentarão como preciosos ativos para empresas e gestores à procura da diferenciação e de lógicas inovadoras num panorama em que as regras ainda estão por escrever.
Sempre atenta aos novos desafios do universo económico e laboral, a Academia GROW tem vindo a desenvolver formação em áreas como o Marketing Digital. Fale connosco para ficar a par de uma oferta formativa adaptada – também ela – aos desafios do “Novo Normal”.
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