fbpx

Em outubro de 2020, a consultora McKinsey concluiu que, apesar dos efeitos na economia e no emprego, o cenário de pandemia permitiu às empresas um rápido processo de atualização tecnológica que, de outro modo, levaria três a quatro anos a ser alcançado.

Mas algo que a agência americana deixa bem claro é que as mudanças no atual panorama são definitivas – seja na forma como as empresas marcam presença no mercado, seja no modo como fazem negócios. E a adaptação às ‘novas regras’ deixou de ser opcional.

O que significa isto? Que ter uma presença sólida e consistente nas redes sociais se tornou imprescindível para as empresas, não importa a sua dimensão, setor ou público-alvo. Mas não basta aparecer: é necessária uma estratégia que permita o alcance de objetivos concretos.

Ser competitivo e eficiente nas redes sociais exige que as empresas e marcas levem em consideração aspetos como, por exemplo:

  • A noção de quem são as personas a alcançar;
  • O estilo e o tom de comunicação a utilizar;
  • O tipo de conteúdos a desenvolver;
  • A dinamização de uma relação de proximidade;
  • A calendarização e planeamento de publicações;
  • A monitorização constante do seu impacto.

 

As vantagens do Social Media:

A pensar no papel preponderante que as redes sociais assumem no desenvolvimento de novas oportunidades, a revista americana Entrepreneur elencou as principais vantagens que esta plataformas permitem no mundo digitalizado em que vivemos.

Dignas de destaque são:

  • O custo-benefício: é possível otimizar qualquer investimento monetário ao selecionar e comunicar diretamente para o público mais relevante, o que aumenta as suas possibilidades de gerar leads;
  • O contacto mais próximo: a interação direta com as pessoas é essencial para o reforço de uma relação de confiança junto de potenciais clientes que, cada vez mais, procuram um tratamento consciente e personalizado;
  • Encontrar embaixadores da marca: ao criar conteúdos de qualidade que incentivem a participação ou a partilha, é possível fazer com que a sua marca/serviço chegue mais longe. Não será a sua empresa, mas sim as pessoas a promovê-lo;
  • Uma montra sempre disponível: agora que o e-commerce veio para ficar e a jornada do consumidor se alterou, ter um perfil informativo e fácil de encontrar nas redes sociais faz a diferença num contexto em que o cliente é mais exigente e informado.

 

Quais as redes sociais que melhor se adequam à sua empresa? Que pormenores asseguram a sua diferenciação? O que dizem as suas métricas? Estas e outras questões deverão ser levantadas (e repetidas) sempre que investe na sua comunicação.

Se deseja impulsionar a sua presença online, consulte os nossos cursos relacionados com a dinamização de conteúdos ou vídeos para redes sociais, do Facebook ao LinkedIn. Dispomos também de formação modular financiada em vendas num panorama mais digital e incerto.

Para mais informações, fale connosco!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?