Em outubro de 2020, a consultora McKinsey concluiu que, apesar dos efeitos na economia e no emprego, o cenário de pandemia permitiu às empresas um rápido processo de atualização tecnológica que, de outro modo, levaria três a quatro anos a ser alcançado.
Mas algo que a agência americana deixa bem claro é que as mudanças no atual panorama são definitivas – seja na forma como as empresas marcam presença no mercado, seja no modo como fazem negócios. E a adaptação às ‘novas regras’ deixou de ser opcional.
O que significa isto? Que ter uma presença sólida e consistente nas redes sociais se tornou imprescindível para as empresas, não importa a sua dimensão, setor ou público-alvo. Mas não basta aparecer: é necessária uma estratégia que permita o alcance de objetivos concretos.
Ser competitivo e eficiente nas redes sociais exige que as empresas e marcas levem em consideração aspetos como, por exemplo:
- A noção de quem são as personas a alcançar;
- O estilo e o tom de comunicação a utilizar;
- O tipo de conteúdos a desenvolver;
- A dinamização de uma relação de proximidade;
- A calendarização e planeamento de publicações;
- A monitorização constante do seu impacto.
As vantagens do Social Media:
A pensar no papel preponderante que as redes sociais assumem no desenvolvimento de novas oportunidades, a revista americana Entrepreneur elencou as principais vantagens que esta plataformas permitem no mundo digitalizado em que vivemos.
Dignas de destaque são:
- O custo-benefício: é possível otimizar qualquer investimento monetário ao selecionar e comunicar diretamente para o público mais relevante, o que aumenta as suas possibilidades de gerar leads;
- O contacto mais próximo: a interação direta com as pessoas é essencial para o reforço de uma relação de confiança junto de potenciais clientes que, cada vez mais, procuram um tratamento consciente e personalizado;
- Encontrar embaixadores da marca: ao criar conteúdos de qualidade que incentivem a participação ou a partilha, é possível fazer com que a sua marca/serviço chegue mais longe. Não será a sua empresa, mas sim as pessoas a promovê-lo;
- Uma montra sempre disponível: agora que o e-commerce veio para ficar e a jornada do consumidor se alterou, ter um perfil informativo e fácil de encontrar nas redes sociais faz a diferença num contexto em que o cliente é mais exigente e informado.
Quais as redes sociais que melhor se adequam à sua empresa? Que pormenores asseguram a sua diferenciação? O que dizem as suas métricas? Estas e outras questões deverão ser levantadas (e repetidas) sempre que investe na sua comunicação.
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