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Numa altura em que o mercado surge mais imprevisível e exigente, compete às empresas manter o foco numa estratégia coerente, que lhes permita subsistir, ultrapassar limitações, crescer e melhorar de forma contínua.

Mas para que gestores, colaboradores e empresas possam evoluir nos seus procedimentos, é preciso mais do que boa vontade e motivação. Igualmente indispensável será a aplicação de uma metodologia que permita estabelecer metas e avaliar resultados.

Relevante para esse objetivo são abordagens como a do Ciclo PDCA. Aclamado internacionalmente ao longo de várias décadas, trata-se de um conceito dividido em quatro fases, que operam numa lógica de interdependência.

 

Planear, Fazer, Verificar e Agir

Plan, Do, Check e Act são as quatro palavras deste método cíclico, que visa a melhoria de processos e o controlo de qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços. Mas para o sucesso a longo prazo, é preciso compreender como essas fases interagem.

A primeira etapa é o Planeamento. É nesse contexto que se estuda o problema ou elemento que carece de melhorias e se definem estratégias para alcançar os objetivos pretendidos. Desenvolve-se, para isso, um Plano, cujos contornos devem ficar claros para todos.

Num segundo momento, chegamos à Execução. Tal como o nome sugere, é neste contexto que se dinamizam as ações que estavam planeadas, com o intuito de atender aos problemas anteriormente identificados.

Posto isto, é na fase de Verificação que se analisa o desempenho da etapa anterior, comparando as expectativas com os resultados alcançados. Fazendo uso de indicadores específicos, é possível compreender em que medida os objetivos foram cumpridos ou não.

Por fim, chega o momento de concretizar uma Ação. Por norma, quando os resultados são positivos, tal significa que o novo processo é integrado no funcionamento da organização. Já no caso de os objetivos terem fracassado, esta é a etapa em que se define o recomeço das ações.

 

Rumo à melhoria contínua

O PDCA é uma filosofia de gestão que pressupõe um processo de melhoria contínua, significando isto que a identificação de problemas, a colocação em prática de estratégias para os ultrapassar e a posterior verificação operam numa lógica cíclica.

Essa é também a metodologia que vemos aplicada na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, como aqueles que se associam à norma ISO 9001.

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