fbpx

Será a Formação um investimento no futuro ou uma resposta aos desafios que já enfrentamos hoje? Quando se fala em competitividade e produtividade, a Formação é frequentemente apontada com um fator crítico de sucesso. Mas pode o seu impacto ir além disso?

Para Carla Afonso, formadora na Academia GROW, há muito dedicada ao desenvolvimento pessoal e nossa entrevistada no mais recente episódio do podcast, Estratégias & Negócios, a resposta é clara: “é fascinante ver a transformação que a Formação traz às pessoas, bem como os resultados a muito curto-prazo”.

Mas de que transformação estamos a falar, afinal? E que resultados são esses? Se quer conhecer as respostas a estas questões, então vai querer ler a primeira parte da nossa entrevista com Carla Afonso, também disponível em podcast! Vamos a isso?

Entrevista – Parte 1

Academia GROW (AG): Começou a dar Formação em empresas há 18 anos. À luz da sua experiência no terreno, como é que as empresas encaravam a Formação quando iniciou este percurso e como é que ela é vista hoje?

Carla Afonso (CA): Salvo honrosas exceções, aconteceu-me muitas vezes ter pessoas em sala a fazer formação em áreas para as quais não estavam motivadas nem sentiam que as poderiam aplicar no seu dia-a-dia.

Sinto que isso tem mudado para melhor em muitos aspetos. A Formação passou a ser mais específica para as necessidades. A seleção dos temas e dos participantes passou a ser mais cuidadosa. E sinto que as pessoas, na sua maioria, chegam com vontade de aprender novas competências.

Se, há uns anos, era uma imposição, passou a ser considerada uma ferramenta de valorização pessoal, um investimento feito nas pessoas. E isso faz toda a diferença, quer nos resultados, quer na forma como as pessoas estão em sala e se interligam.

“As pessoas ganham com a Formação novos padrões de funcionamento e uma sensação de pertença.”

AG: Uma das mudanças a que assistimos foi de âmbito legal, em que as empresas passaram a ter de proporcionar um mínimo de horas de Formação por ano. Tratando-se de um investimento, como a Carla destacou, que vantagens pode a Formação trazer?

CA: Imensas! Acho que a Formação de adultos deve ter sempre um caráter de aplicabilidade direta nos seus contextos, criando desde logo a sensação de que sairão reforçados com mais competências, habilidades e conhecimentos. As pessoas ganham novos padrões de funcionamento pessoal e coletivo e, além disso, uma sensação de pertença, um vínculo.

Outra coisa que me tem acontecido – e vejo-o com enorme satisfação – é o sinal dado pela própria chefia quando vem abrir um curso, dando um sinal claro “à navegação” de que aquelas horas de formação são importantes e são para aproveitar.

AG: Um estudo recente da Fundação José Neves diz que a Formação pode aumentar a produtividade das empresas em 5%. No entanto, apenas 16% das empresas segue esta estratégia. O que está a faltar, na sua opinião, para aumentar este número?

CA: Chefias mais tradicionais podem não estar ainda suficientemente sensibilizadas para a importância de dotarem os seus colaboradores destas ferramentas que, em última análise, permitirão agilizar processos, melhorar a comunicação interna ou o relacionamento interpessoal.

Uma organização que queira ser longeva e saudável do ponto de vista do seu ambiente de trabalho, adere de uma forma cada vez mais consistente e proativa a ações de Formação.

Depois, há uma maior vontade de trabalharmos em conjunto, com menor desperdício de tempo, melhor ambiente de trabalho, menor desgaste e maior prazer. Sim, porque é possível vermos o trabalho como um fator de prazer, sobretudo quando a Formação é entendida como uma ação de transformação. Estes processos demoram tempo, mas são consistentes.

“Uma organização que queira ser longeva e saudável adere de forma consistente e proativa a ações de Formação.”

Vamos transformar a sua empresa?

Atenta a estes desafios e para facilitar o cumprimento das 40 horas anuais de formação, a Academia GROW tem disponível um novo plano económico, 100% digital e sem complicações. Conheça-o aqui! [link para página GroWithUs]

Oiça aqui a entrevista completa com a nossa formadora, Carla Afonso, e fale connosco para mais informações sobre os cursos que temos para si!

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?