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Se está a ler este artigo, então temos algo em comum: o reconhecimento de que a formação é uma importante vantagem competitiva para as empresas. O investimento neste domínio nem sempre é fácil, mas o esforço pode valer a pena e resultar num aumento da produtividade em cerca de 5%.

Já aqui demos a conhecer as vantagens do investimento em formação, com base num estudo alargado da Fundação José Neves (FJN). Mas, se as mais-valias existem e as empresas até valorizam este ativo, então o que está a faltar para se investir mais em formação?

Falta de tempo, custos, dificuldade em avaliar necessidades ou receio de perder o trabalhador – estes são alguns dos constrangimentos identificados pelo relatório da FJN. Ainda assim, é possível superar estes obstáculos e evitar que a sua empresa fique para trás! Quer saber como?

1) Promova uma cultura aberta à aprendizagem

Entre os trabalhadores que mais participam em formação, encontramos quadros mais jovens, com maior nível de escolaridade (Mestrado, 58%; Licenciatura, 49%). Ainda assim, o valor da experiência pode ajudar a otimizar processos e encontrar oportunidades de melhoria.

Não deixe, por isso, de promover a aprendizagem ao longo da vida e a requalificação (reskilling) como respostas aos avanços da Indústria 4.0 e à criação de perfis profissionais mais heterogéneos.

2) Invista na empresa investindo em formação

A formação deve ser vista como um pilar estratégico do crescimento. Uma forma de conseguir isso, realça a FJN, é introduzir a formação nos objetivos da empresa, não só para monitorizar os avanços, mas também para promover a tal cultura de aprendizagem.

3) Estabeleça parcerias para identificar necessidades

Seja uma empresa de maior dimensão ou uma mais pequena, colaborar com entidades especializadas pode abrir caminho a novas soluções e oportunidades customizadas. Além disso, é indispensável à própria empresa envolver-se nos planos de formação, prestando atenção às tendências do mercado e às necessidades dos trabalhadores.

4) Empodere cada trabalhador ao invés de procurar soluções universais

Porque as necessidades não são todas iguais, cada trabalhador deve ter o seu próprio plano de desenvolvimento de competências, articulado com a empresa. Além de reforçar a satisfação pessoal, está a alimentar o sentimento de compromisso e de especialização na empresa.

5) Pondere um sistema rotativo

A nível internacional, são cada vez mais as empresas que apostam na rotação dos postos de trabalho. Mesmo que por períodos curtos ou entre colaboradores recentemente contratados, este sistema ajuda a partilhar conhecimento e a adquirir competências.

Tudo a postos para começar já a investir com futuro?

Num mundo digitalizado e competitivo, a Formação é tanto uma ferramenta de competitividade como de retenção de talento. Por isso, se pretende construir hoje o futuro da sua empresa, não hesite em contatar-nos para mais informações!

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