fbpx

Formação na sua empresa: 5 dicas para investir com futuro!

7 Jun, 2022 | Sem categoria

Se está a ler este artigo, então temos algo em comum: o reconhecimento de que a formação é uma importante vantagem competitiva para as empresas. O investimento neste domínio nem sempre é fácil, mas o esforço pode valer a pena e resultar num aumento da produtividade em cerca de 5%.

Já aqui demos a conhecer as vantagens do investimento em formação, com base num estudo alargado da Fundação José Neves (FJN). Mas, se as mais-valias existem e as empresas até valorizam este ativo, então o que está a faltar para se investir mais em formação?

Falta de tempo, custos, dificuldade em avaliar necessidades ou receio de perder o trabalhador – estes são alguns dos constrangimentos identificados pelo relatório da FJN. Ainda assim, é possível superar estes obstáculos e evitar que a sua empresa fique para trás! Quer saber como?

1) Promova uma cultura aberta à aprendizagem

Entre os trabalhadores que mais participam em formação, encontramos quadros mais jovens, com maior nível de escolaridade (Mestrado, 58%; Licenciatura, 49%). Ainda assim, o valor da experiência pode ajudar a otimizar processos e encontrar oportunidades de melhoria.

Não deixe, por isso, de promover a aprendizagem ao longo da vida e a requalificação (reskilling) como respostas aos avanços da Indústria 4.0 e à criação de perfis profissionais mais heterogéneos.

2) Invista na empresa investindo em formação

A formação deve ser vista como um pilar estratégico do crescimento. Uma forma de conseguir isso, realça a FJN, é introduzir a formação nos objetivos da empresa, não só para monitorizar os avanços, mas também para promover a tal cultura de aprendizagem.

3) Estabeleça parcerias para identificar necessidades

Seja uma empresa de maior dimensão ou uma mais pequena, colaborar com entidades especializadas pode abrir caminho a novas soluções e oportunidades customizadas. Além disso, é indispensável à própria empresa envolver-se nos planos de formação, prestando atenção às tendências do mercado e às necessidades dos trabalhadores.

4) Empodere cada trabalhador ao invés de procurar soluções universais

Porque as necessidades não são todas iguais, cada trabalhador deve ter o seu próprio plano de desenvolvimento de competências, articulado com a empresa. Além de reforçar a satisfação pessoal, está a alimentar o sentimento de compromisso e de especialização na empresa.

5) Pondere um sistema rotativo

A nível internacional, são cada vez mais as empresas que apostam na rotação dos postos de trabalho. Mesmo que por períodos curtos ou entre colaboradores recentemente contratados, este sistema ajuda a partilhar conhecimento e a adquirir competências.

Tudo a postos para começar já a investir com futuro?

Num mundo digitalizado e competitivo, a Formação é tanto uma ferramenta de competitividade como de retenção de talento. Por isso, se pretende construir hoje o futuro da sua empresa, não hesite em contatar-nos para mais informações!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

4 passos para criar um Plano de Formação à altura do PT2030

4 passos para criar um Plano de Formação à altura do PT2030

A Formação Profissional dos colaboradores é uma preocupação comum a qualquer empresário que ambicione o sucesso ou diferenciar-se no mercado. Já pensou o que seria do futuro de uma empresa se os próprios colaboradores não fossem preparados para esse futuro? É por isso...

O teambuilding para empresas resulta mesmo? Saiba tudo aqui!

O teambuilding para empresas resulta mesmo? Saiba tudo aqui!

É impossível falarmos de trabalho em equipa sem pensarmos num dos filmes de animação mais icónicos da sétima arte, Toy Story. Resolver um desafio em grupo, como o filme bem demonstra, melhora a comunicação entre colegas, fortalece as relações laborais a longo-prazo e...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral) - Chamada para rede fixa nacional 
+351 919 128 144 (Formação) - Chamada para rede móvel nacional
[email protected]

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640 - Chamada para rede móvel nacional

[email protected]

 

2022 Copyright Grow Informação Legal  | Livro de Reclamações

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?