fbpx

Rotinas aceleradas, necessidade de tomar decisões rapidamente, exigências cada vez maiores e competitividade a níveis nunca antes vistos. Se este cenário lhe soa familiar, então saiba que chegou em segurança ao mundo profissional do século XXI.

Mas como reagir a um ambiente tão volátil, em que novos desafios se colocam diariamente às pessoas e empresas? Embora complexo, este é um problema em torno do qual universidades, think thanks e profissionais de Recursos Humanos parecem convergir numa solução.

Será necessário que cada um de nós – não importa a faixa etária, o percurso profissional ou o grau de experiência – aposte continuamente na consolidação da sua Formação Profissional e, inclusivamente, na sua própria requalificação.

 

A era do lifelong learning

Ao longo da vida, crescemos, conhecemos novas pessoas, tomamos decisões importantes e procuramos concretizar os objetivos que idealizámos para nós próprios (sejam eles materiais, profissionais, afetivos ou mais ligados ao mundo das experiências).

Ainda assim, existe algo que jamais poderemos descurar: a vontade de expandir os nossos conhecimentos e competências profissionais – seja com o objetivo de nos mantermos atualizados perante o mercado de trabalho, seja pela realização pessoal que a aprendizagem contínua nos permite.

Afinal, e à margem de outros processos de aprendizagem, o lifelong learning é um conceito que abrange quatro grandes pilares:

  • Aprender a conhecer (obter e interpretar a informação);
  • Aprender a fazer (colocar em prática o que se aprende);
  • Aprender a conviver (soft skills ligadas ao trabalho em equipa e gestão de conflitos);
  • Aprender a ser (incutir valores como a autonomia, espírito crítico e responsabilidade).

Aprender ao longo da vida deixou de ser um tabu no meio laboral para se transformar num imperativo que as empresas já aprenderam a valorizar. Afinal, quem deseja manter, na sua estrutura, colaboradores desatualizados, desmotivados e pouco preparados para a inovação?

 

Reskilling: aprender o que é diferente

Indissociável do mundo em que vivemos é a constante reescrita das regras do mercado de trabalho. Ainda foi há pouco que fenómenos como a Automação, a Indústria 4.0 e a Inteligência Artificial anunciaram a sua chegada, mas os seus efeitos estão aí para durar.

O que significa isto ao certo? Quer dizer que, um pouco por todos os setores de atividade, muitas profissões vão ‘desaparecer’ (sendo gradualmente assumidas pelas tecnologias digitais), ao passo que novas competências e funções serão exigidas aos Recursos Humanos.

É nesse contexto que muito temos ouvido falar em Reskilling – a noção de que, mais do que aprender continuamente, é expectável que cada um desenvolva novas qualificações que permitam complementar (e diferenciar) o percurso profissional até aqui traçado.

Em suma, o Reskilling implica:

  • A construção de perfis pessoais e laborais mais heterogéneos;
  • Uma ênfase na antecipação das tendências futuras;
  • Domínio de soft skills como a resiliência e a flexibilidade;
  • Organizações preparadas para o investimento na Formação dos colaboradores.

 

Aprender como e onde?

Num universo tão dominado pelas tecnologias digitais, é também através delas que surgem novas soluções e oportunidades para os Recursos Humanos. Nesse sentido, convém lembrar que o acesso a programas de Formação Profissional nunca foi tão fácil como hoje.

Um fator que a inesperada pandemia de COVID-19 possibilitou foi o florescimento do e-learning enquanto veículo para a (re)qualificação profissional. As vantagens desta metodologia de aprendizagem são, aliás, fáceis de resumir:

  • Os cursos são frequentáveis em qualquer hora e local, facilitando a gestão de tempo;
  • Cada formando aprende ao seu ritmo e progride consoante as necessidades;
  • Existe a possibilidade de acompanhamento e suporte permanente;
  • Verifica-se uma evidente poupança de custos em todo o processo.

 

Há muito que a Academia GROW defende as mais-valias do e-learning enquanto mecanismo de aprendizagem, consciente de que os sucessos do futuro se constroem hoje. Não hesite em entrar em contacto connosco para mais informações!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?