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Sabe o que é uma pessoa inteligente? Pode parecer uma pergunta óbvia, mas a resposta é mais complexa do que se imagina! Até porque as melhores mentes não são necessariamente aquelas que ‘sabem’ muito. São as que conciliam o seu lado racional com o emocional.

Não perca, por isso, demasiado tempo a lamentar ou a orgulhar-se do seu QI. O que faz a diferença – seja na vida pessoal, seja nas relações amorosas ou no mundo profissional – é o conjunto de atributos e competências que avaliam a nossa Inteligência Emocional.

Como assim, “Inteligência Emocional”?

Leu bem! Existem diferentes tipos de inteligência. Sendo assim, algo que jamais deveríamos descurar é a capacidade de detetarmos, compreendermos e reagirmos – de uma forma eficiente e benéfica – ao que se passa ‘cá dentro’: as nossas emoções.

Assim se chega ao autoconhecimento. E quanto mais depressa soubermos o que nos move e torna felizes, ou aquilo que mais se adequa aos nossos valores, mais cedo teremos a força para perseguir os nossos objetivos, sem hesitar ou desistir perante as adversidades.

Mas a Inteligência Emocional também se expressa na capacidade de reconhecermos as emoções do outro e de agirmos da forma mais construtiva possível para todos. Falamos da empatia, da comunicação assertiva e da capacidade de mediar conflitos.

O domínio emocional nas empresas

Atendendo ao que já dissemos, torna-se evidente que o maior líder e o melhor colega de trabalho são aqueles que sabem estar bem consigo próprios sem, no entanto, condicionarem as necessidades ou emoções do outro.

Naturalmente, as vantagens de uma boa Inteligência Emocional no contexto profissional são evidentes:

  • os colaboradores sentem-se mais motivados e, desde logo, resilientes;
  • há uma melhor priorização de tarefas, pois as energias são canalizadas na direção certa;
  • a resolução de problemas é facilitada, pois todos estão focados na solução;
  • o trabalho em equipa é produtivo e permite o desenvolvimento de melhores insights;
  • os erros são transformados em oportunidades de aprendizagem e consolidação;
  • os colaboradores querem aprender mais, fazendo evoluir a organização;
  • e muitos outros benefícios…

Consciente disso, a Academia GROW tem dinamizado cursos dedicados à Inteligência Emocional nas empresas. Mas como sabemos que o sucesso das organizações depende sempre do potencial de cada elemento, também investimos no Coaching!

Entre em contacto connosco e comece hoje a desenvolver o seu autoconhecimento, rumo ao futuro!

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