fbpx

Lida com ambientes perigosos? Sabia que a formação é obrigatória?

Líquidos inflamáveis, gases e poeiras combustíveis… Quando se trabalha com matérias-primas perigosas, tanto a vida dos trabalhadores como a integridade das instalações estão sujeitas a vários riscos. Nestes casos, mais do que uma obrigação legal, a formação é uma garantia de segurança.

É isso mesmo que diz a Diretiva ATEX, uma norma que obriga as empresas a tomarem todas as medidas necessárias para evitar a formação de atmosferas explosivas e a protegerem os colaboradores.

Mas que medidas são essas? E quais as regras obrigatórias? Vamos conhecê-las!

 

Diretiva ATEX: prevenção e controlo de atmosferas explosivas

Em locais de trabalho suscetíveis à formação de atmosferas explosivas, todos os profissionais estão obrigados a cumprir as normas do Decreto-lei nº 236/2003. Em caso de acidente, o seu incumprimento pode traduzir-se em contraordenações laborais e, claro, graves consequências para todos os envolvidos.

Este decreto nasce da diretiva comunitária 1999/92/CE, a célebre Diretiva ATEX. À luz da legislação, os empregadores são responsáveis por:

  • Estabelecer medidas de caráter técnico e organizativas, evitando a formação de atmosferas explosivas ou a propagação da explosão;
  • Elaborar um Manual de Proteção Contra Explosões, revisto anualmente ou sempre que hajam alterações no local de trabalho ou nos equipamentos;
  • Proporcionar formação aos trabalhadores que prestem serviço em áreas de risco.

Sim, isso mesmo: num ambiente propício à ocorrência de explosões, a formação é obrigatória para cada trabalhador se proteger a si mesmo e aos outros!

 

Trabalho em segurança

Pese embora a responsabilidade individual, é ao empregador que compete a responsabilidade de avaliar os riscos e promover as iniciativas enquadráveis.

Além disso, os locais de risco deverão ser sinalizados e as medidas a aplicar deverão corresponder ao potencial de risco mais elevado.

Assim, uma vez que as empresas devem proporcionar 40 horas anuais de formação aos seus colaboradores, porque não aproveitar esta oportunidade para garantir a segurança de todos?

 

Formar para prevenir

Quando está em causa a segurança e saúde, todos os cuidados são fundamentais para assegurar um trabalho sem incidentes.

Atenta às necessidades das empresas e aos seus imperativos legais, a Academia GROW sabe que a formação, mais do que uma obrigação, é uma garantia de segurança. E, a pensar em casos como seu, estamos a dinamizar o curso ATEX – Atmosferas Explosivas, com 20 horas de duração e em formato e-learning, para que possa aprender ao seu próprio ritmo!

Fale connosco para mais informações!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Whistleblowing: Já conhece a nova Lei?

Whistleblowing: Já conhece a nova Lei?

É a 20 de junho de 2022 que entra em vigor o novo regime geral de proteção de denunciantes ou, por outras palavras, a Lei nº 93/2021, de 20 de dezembro. Até lá, as empresas deverão garantir a sua conformidade, não apenas com o novo quadro legal, mas também com o...

Vamos falar sobre Saúde Mental no trabalho?

Vamos falar sobre Saúde Mental no trabalho?

Desde o início da pandemia de COVID-19 que a saúde mental dos cidadãos passou a estar na ordem do dia. Em 2020, um estudo da Universidade Católica mostrou que um terço dos portugueses viu a sua saúde mental piorar durante a pandemia - destes, 34% eram mulheres e 48%...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral)
+351 91 912 81 44 (Formação)
academiagrow@estrategor.pt

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640
maria.pinto@estrategor.pt

 

2022 Copyright Grow  |  Informação Legal  | Livro de Reclamações