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Que a revolução digital é um processo contínuo, estreitamente relacionado com os progressos tecnológicos da Indústria já todos sabíamos. Mas imaginar que uma pandemia teria impacto na forma como fazemos negócios e praticamos o Marketing Digital era algo impossível de prever.

Foi, no entanto, exatamente isso que aconteceu. A comprová-lo temos a forma como o isolamento social, o lay-off, o desemprego e o boom do e-commerce se fizeram anunciar, transformando os hábitos de consumo, ou acelerando mudanças que já estavam em curso.

Por isso mesmo, o modo como uma empresa ou negócio comunica, hoje em dia, com os seus clientes já não pode ser o mesmo que em 2019, uma vez que as expectativas, desejos e fatores que desencadeiam os processos de compra já não são exatamente os mesmos.

Essa é, pelo menos, uma das conclusões da Harvard Business Review. E como é essencial ficar-se a par dos novos padrões de consumo, aqui deixámos um resumo das principais ideias que esta publicação partilhou sobre o universo do Marketing Digital pós-COVID-19.

 

Personalização é a palavra de ordem

Numa conjuntura em que aprendemos a controlar alguns dos nossos impulsos consumistas, fruto do cenário de incerteza económica que a pandemia trouxe a muitas famílias, o cliente é cada vez mais exigente nos serviços e produtos que procura.

Nesse sentido, as campanhas de comunicação têm de estar em sintonia com as expectativas, interesses e necessidades do público a que são dirigidas. O elevado à-vontade das novas gerações no ecossistema digital pressupõe, ainda, que os seus dados sejam canalizados para conteúdos ou propostas que estes considerem relevantes.

É, por isso mesmo, natural que indicadores geográficos, como a idade e o género, se tornem menos relevantes para a comunicação das empresas do que outros elementos – por exemplo, o poder económico, as preferências e valores/convicções –, de natureza mais pessoal.

 

Construir relações é o novo objetivo

Longe vão os tempos em que o Marketing se focava nas qualidades do produto ou no que se acreditava serem os desejos do público. Hoje, o paradigma é diferente e o que vinga são as abordagens diretamente focadas nos desejos e expectativas de pessoas em concreto.

Esta forma mais humanizada de compreender a comunicação reconhece que as marcas e empresas têm de conviver com o espírito crítico e a individualidade de consumidores munidos, inclusivamente, do poder de influenciar outros no processo de tomada de decisão.

Tal como no contexto interpessoal, as pessoas procuram um sentimento de pertença e o desenvolvimento de relações baseadas em fatores como a transparência e a confiança. Essencial para este processo é a ênfase no follow-up cuidado de leads e clientes.

 

Mais do que comunicar soluções, é preciso enfatizar valores

A digitalização do consumo implica que as pessoas estejam mais informadas e assumam uma postura crítica em relação ao que procuram e às marcas ou empresas a que recorrem, especialmente porque o acesso a alternativas é também maior.

Não se surpreenda, por isso mesmo, se para além de fatores como a qualidade dos seus produtos/serviços ou preço os seus potenciais clientes começarem a exigir cada vez mais informações sobre o portefólio de valores da sua empresa.

Questões como a sustentabilidade, a política de Recursos Humanos, a origem das matérias-primas, a transparência e o envolvimento em causas sociais deixarão de ser curiosidades para se tornarem veículos essenciais na Comunicação das empresas.

 

Reinventar a relação com o consumidor

Por todas estas razões, investir em Marketing Digital deixou de ser uma opção para se transformar – isso sim – num imperativo para empresas e negócios que queiram sobreviver na conjuntura competitiva de hoje.

A era do Marketing 4.0 implica que conheçamos os novos processos de consumo, o comportamento das pessoas, a forma como as relações se estabelecem e o modo como as estratégias de comunicação podem singrar no atual panorama.

Se gostava de saber como colocar a sua empresa ou negócio numa posição mais competitiva, apresentamos-lhe o curso Digital Revolution que lhe ensinará tudo o que precisa sobre as novas regras da relação com o consumidor.

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