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Está no seu local de trabalho? Ótimo. Há um mistério que precisa de ser desvendado. O seu nome? Microsoft Excel.

Para decifrar os segredos do Excel não tem de ser um reputado simbologista. Também não envolve (infelizmente) viajar pelos quatro cantos do mundo para resolver enigmas de outros tempos. Mas a solução deste mistério pode mudar a sua vida. E mudará, de certeza, a sua forma de trabalhar.

Quer o Excel já faça parte do seu dia-a-dia ou não, até as folhas de cálculo mais complexas têm solução. E nós temos algumas dicas para encontrá-la. Vamos a isso?

 

1) Navegar entre folhas de cálculo

Se é daquelas pessoas que abre várias folhas de cálculo ao mesmo tempo, esta dica é para si.

Use CTRL + TAB para navegar rapidamente entre vários documentos, poupando tempo e esforço.

 

2) Inserir nova linha ou arrastar colunas

Criar uma ou mais linhas pode ser ainda mais rápido. Como? Clicando na linha ou na quantidade de linhas que quer inserir e, a seguir, CTRL e +. Sim, pode fazer o mesmo com as colunas!

E se quiser mover uma coluna de dados? Então, basta selecioná-la e, com o cursor sobre o limite da seleção, arrastar para onde quiser. Se quiser duplicá-la, clique em CTRL antes de mover a coluna.

3) Congelar cabeçalhos

Eis uma funcionalidade útil para aquelas folhas de cálculo repletas de dados. Em vez de fazer constantemente scroll down e up, pode fixar os cabeçalhos das suas listas. Assim, não obstante a enormidade de dados, nunca se perde.

E é simples: basta selecionar a linha a bloquear e, no menu Ver, escolher a opção Fixar Painéis.

4) Dados duplicados? Não mais!

Em folhas complexas, encontrar informação duplicada é normal. Mas pode eliminá-la, evitando erros mais graves.

Depois de selecionar os dados a analisar (use CTRL + T se quiser verificar a tabela inteira), use a opção Remover Duplicados no separador Dados.

Mas tenha cuidado ao selecionar as colunas, ou corre o risco de apagar também os originais.

5) Adicionar comentários

Se está a trabalhar em grupo ou a analisar a informação fornecida por outra entidade, pode ser útil deixar alguns comentários. Selecione a célula onde pretende fixar as suas notas e, com o botão direito do rato, clicar em “Inserir Comentário”.

 

6) Transformar colunas em linhas

Começou uma tabela com imensas colunas e, agora, percebeu que é melhor apresentar essa informação em linhas? Não se preocupe. Há uma forma rápida de resolver esse problema! Selecione a coluna a alterar e clique em Copiar. Escolha a célula onde a nova linha deve começar, clique em Colar Especial e, por fim, procure a opção “Transpor”. Não foi difícil, pois não?

 

A solução para os mistérios do Excel? Formação!

Embora, às vezes, a sua complexidade pareça competir com a dos melhores thrillers, este é um dos programas mais importantes para as empresas.

Da organização de dados aos cálculos rápidos, dominar as competências essenciais do Excel garante-lhe produtividade, resultados e mais tempo para outras tarefas.

Estes ganhos são importantes para si? Então saiba que a Academia GROW tem uma formação certificada em Microsoft Excel. Por mais intricado que este programa lhe pareça, podemos ajudar a desvendá-lo.

 

Fale connosco para decifrar os mistérios do Excel!

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