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Os meses de confinamento e de isolamento social trouxeram mudanças ao estilo de vida de cada um, mas essas alterações não dizem respeito apenas à nossa vida privada nem ao mundo profissional. Também a forma como consumimos se transformou de forma evidente.

Se dizemos isto não é apenas por causa do inusitado crescimento que o e-commerce sentiu ao longo do último ano, mas antes porque se desenvolveram novos hábitos de consumo, assentes em expectativas e necessidades diferentes de outrora.

Significa isto que as empresas que hoje apostam na venda ou na prestação de serviços online precisam de se adaptar a novos padrões de comportamento, ou não vivêssemos ainda em tempo ‘incertos’. Felizmente, esta incerteza é – ela própria – catalisadora da inovação.

 

Bem-vindo ao Marketing 3.0

Um fator consensual entre analistas de mercado é a necessidade de se reinventar a ligação entre empresas e clientes. Se, no passado, a ênfase passou do produto para o consumidor, a atual era do Marketing 3.0 prioriza uma relação entre pessoas, com expectativas e desejos únicos.

Por sua vez, organismos como a britânica Digital Marketing Association lembram que o cenário de pandemia contribuiu para que o consumidor assuma hoje um comportamento mais cauteloso e informado antes de proceder à aquisição de bens ou serviços.

E o que parecem valorizar as pessoas num cenário cada vez mais digital? Acima de tudo, aspetos como a confiança, o estabelecimento de uma relação honesta e transparente, bem como a existência de compromissos relacionados à sustentabilidade.

Não deverá também constituir surpresa que os potenciais clientes de hoje exijam uma resposta mais célere a pedidos de esclarecimento, bem como a necessidade uma comunicação mais humanizada e baseada na empatia.

 

Um mercado feito de novos desafios

A adaptação a este novo paradigma é algo a que as empresas precisam de estar atentas, sob pena de verem o seu posicionamento no mercado ultrapassado por novos players que fazem da interação diferenciada com o público uma estratégia-chave.

Consciente destes novos desafios, a Academia GROW promove um curso sobre a realização de vendas em tempos incertos, no qual se preparam as empresas para uma nova forma de comunicar, interagir e proporcionar experiências.

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