fbpx

5 competências para ter sucesso em 2022

4 Jan, 2022 | Formação

Em 2022, as empresas têm novas prioridades. E algumas não fazem parte dos currículos académicos. Falamos de soft skills, competências que, muitas vezes, só a experiência e o trabalho ensinam. Mas, sim, também podem ser aprendidas! E, depois de aprendidas, podem ser essenciais na hora de contratar um novo colaborador.

Se são competências simples? De facto, são. Mas, por mais simples que sejam, ajudam a resolver problemas complexos.

Quer conhecer aquelas que farão a diferença entre o sucesso e a derrota neste novo ano? Então vamos a isso!

 

1) Criatividade

Não, não falamos de arte. A criatividade revelou-se uma das soft skills mais críticas de 2021. E será ainda mais importante em 2022.

Pensar de modo criativo é como construir um castelo com peças de Lego. É preciso experimentar e aprender. Às vezes, até é preciso desmanchar e começar de novo. Por isso, em 2022, procure ser mais flexível, sem medo de experimentar nem errar!

 

2) Gestão de conflitos

Trabalhar em equipa nem sempre é fácil. Sobretudo, se o tivermos de fazer à distância!

Os momentos de stress são inevitáveis. Mas há formas de lidar com eles. Como? Flexibilizando tarefas, procurando meios de expressão criativa, através da atividade física ou, inclusive, investindo em formações para o seu desenvolvimento pessoal.

 

3) Resiliência

Hoje, mais do que uma palavra em voga, a resiliência é a competência que nos ajuda a sobreviver.

Contratempos e incerteza? Resiliência. Aprender novas técnicas? Resiliência. Mudar de emprego ou assumir mais responsabilidade? Resiliência. Todas as dificuldades por que passou antes demonstram a sua capacidade de resiliência. Como tal, inspire-se no que foi mais difícil de alcançar e não tenha medo de se superar.

 

4) Quanto mais digital, melhor

2022 é o ano da transição digital, onde os recursos tecnológicos estão no centro das organizações. Análise de dados, business intelligence ou gestão analítica serão ferramentas fundamentais para gerar valor para os clientes e para as empresas.

Se ainda não começou a investir nas suas competências digitais, este é o momento de o fazer!

 

5) AGILE

Num contexto de mudanças constantes, a metodologia Agile é uma poderosa ferramenta para encontrar soluções. Resultados em tempos mais curtos, com feedback rápido e centrado na melhoria contínua – isto é o que o Agile pode fazer por si!

E, para ajudar neste processo, a Academia GROW tem disponível um curso em AGILE. Vamos melhorar a capacidade de adaptação da sua equipa?

 

Sucesso em 2022? Adapte-se!

Em 2022, ter sucesso depende tanto da capacidade das empresas para se adaptarem às novas prioridades dos colaboradores, como das competências que estes desenvolverem para não ficarem para trás.

Adaptar e aprender será fundamental para um ano pleno de sucessos. Por isso, sempre que tiver de abraçar um novo desafio, conte connosco.

 

Invista no seu sucesso!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Candidaturas abertas: Hora de investir num Projeto de Formação!

Candidaturas abertas: Hora de investir num Projeto de Formação!

A espera terminou: o mês de junho marca o início das candidaturas a Formação Financiada para empresas! Sim, leu bem: o aviso Nº 01/SI/2022 já está aberto e os apoios financeiros disponíveis destinam-se a Médias e Grandes Empresas de setores estratégicos da nossa...

Whistleblowing: Já conhece a nova Lei?

Whistleblowing: Já conhece a nova Lei?

É a 20 de junho de 2022 que entra em vigor o novo regime geral de proteção de denunciantes ou, por outras palavras, a Lei nº 93/2021, de 20 de dezembro. Até lá, as empresas deverão garantir a sua conformidade, não apenas com o novo quadro legal, mas também com o...

Portugal 2030: Já conhece as medidas para apoiar a formação?

Portugal 2030: Já conhece as medidas para apoiar a formação?

Agora que o Acordo de Parceria foi apresentado a Bruxelas e as candidaturas ao Portugal 2030 (PT2030) estão quase a arrancar, chega o momento de começar a preparar o plano de formação profissional da sua empresa. Afinal, a formação é tão importante quanto a aquisição...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral)
+351 91 912 81 44 (Formação)
academiagrow@estrategor.pt

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640
maria.pinto@estrategor.pt

 

2022 Copyright Grow  |  Informação Legal  | Livro de Reclamações