fbpx

Já não há volta a dar. Se no arranque de 2020 ainda se chegou a pensar que a pandemia de COVID-19 pudesse trazer apenas um simples boom temporário para a formação à distância, hoje temos a certeza de algo bem diferente: o e-learning veio para ficar.

Mesmo depois do regresso à ‘normalidade’, será cada vez mais difícil ignorar as vantagens de uma metodologia que, se outrora era vista com desconfiança ou receio, hoje é acolhida de boa vontade, tornando-se o método preferencial de diversas empresas e particulares.

E se o teletrabalho, os dias em isolamento e as normas de segurança fazem com que estejamos cada vez mais horas em frente ao computador, por que não aproveitar esse tempo extra também para a nossa evolução, quer como pessoas, quer como profissionais?

Vamos relembrar, por isso, as cinco razões por que o e-learning veio para ficar!

 

1) Aprender à distância é mais económico

 

Quando dizemos que este tipo de formação é menos dispendioso, não estamos a referir-nos apenas ao preço associado à frequência dos cursos. Falamos também das despesas que se evitam, por exemplo, com deslocações, à medida que se minimizam outros custos logísticos.

Por outro lado, convém lembrar que a frequência de cursos em e-learning se traduz numa modalidade mais ecológica de alcançar objetivos, reduzindo consumos e enfatizando as ferramentas digitais de aprendizagem, em detrimento de materiais como o papel.

 

2) A Flexibilidade é o novo standard

 

Todos sabemos o que é viver em pleno século XXI. Somos autores e personagens de vidas agitadas, com imensos afazeres e rotinas por cumprir. Num ritmo tão acelerado e rico em estímulos, que tempo existe para a Formação?

É preciso que ela decorra nos momentos do dia em que nos sentimos mais motivados e produtivos. Mas quando é que isso acontece? De manhã cedo? Ao anoitecer? A meio da tarde? Dependerá, naturalmente, de cada um.

Nesse caso, uma das vantagens do e-learning é que nos permite decidir a que hora do dia ou momento da semana acedemos aos conteúdos, executamos as tarefas associadas ao plano de Formação e testamos as competências adquiridas. Já não existem horários rígidos para aprender.

 

3) Uma questão de autonomia e ritmo

 

Em sintonia com o que acima dissemos, as metodologias de Formação assíncrona também permitem que cada pessoa desenvolva o seu progresso de forma autónoma, respeitando o seu ritmo sem perder a motivação.

Isto permite que formandos com muitas tarefas no dia-a-dia possam consolidar o seu know-how em pequenas doses, ao passo que outros poderão optar por concentrar, em poucas horas ou dias, a assimilação de todos os conteúdos.

Em suma, somos nós que definimos o calendário e a longevidade da formação, bem como a frequência com que acedemos à plataforma e a velocidade com que concluímos os módulos. Já tínhamos avisado que a flexibilidade era o novo padrão, certo?

 

4) O acompanhamento existe e é personalizado

 

Dar por sua conta – em casa ou no local de trabalho – a frequentar uma formação em e-learning sem a presença física de um formador e de uma turma até pode parecer, à primeira vista, desmotivador.

No entanto, o facto de o seu Plano de Formação decorrer de forma assíncrona não significa que esteja completamente sozinho na sua caminhada. Bem pelo contrário: as plataformas de e-learning que a Academia GROW dinamiza promovem a interação entre participantes e formador.

Expor dúvidas, partilhar feedback, pedir informações e requisitar o contacto são opções possíveis e amplamente recomendadas nesta metodologia de aprendizagem.

 

5) Mais diversidade e poder de escolha

 

Lembrando que o acesso a formação em regime de e-learning permite esbater distâncias, torna-se possível que qualquer pessoa aceda facilmente aos cursos de que mais necessita, ao invés de se conformar apenas com a oferta existente na sua localização geográfica.

E numa altura em que tanto se fala de conceitos como lifelong learning e reskilling (a ideia de que teremos de aprender novas competências ao longo da vida para nos adaptarmos a um mercado de trabalho em mudança), a capacidade de escolhermos um percurso diferenciador torna-se um must.

Aliás: da aquisição de soft skills às competências no universo das TI, sem esquecer domínios técnicos como a otimização contínua das empresas, é bem amplo o leque de domínios que pode ser aprendido em formato e-learning.

Para mais informações sobre esta e outras modalidades de Formação profissional, não hesite em entrar em contacto connosco!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?