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Whistleblowing e Canais de Denúncia – Compliance

Destinatários

Este curso destina-se a Empresários, Gestores e Administradores de Empresas, Diretores e Gestores de Recursos Humanos, Responsáveis pelo Departamento Administrativo e de Pessoal, Técnicos de Recursos Humanos, Assessores Jurídicos, Contabilistas, Responsáveis pelo Departamento de Sistemas de Informação, Auditores, DPO, outros…

Objetivos

Esta formação visa compreender e implementar o regime geral de proteção de Denunciantes de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro (que estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, que transpõe a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção de pessoas que denunciem violações do direito da União), garantindo a conformidade com a Lei Nacional e o Regulamento Geral de Proteção de Dados e a Segurança da Informação, como parte da ética e cultura organizacional destinadas à prevenção da corrupção.

De igual forma, adquire competências que garantam que a sua organização atua em conformidade com a legislação em vigor.

Programa

Enquadramento Legal em Portugal e o Denunciante

Enquadramento Legal
Caracterização da figura do Denunciante, a sua importância e a proteção que lhe é devida e atribuída.
Medidas de Apoio ao Denunciante – A Confidencialidade
A mudança organizacional com a entrada desta obrigação legal

 

 A Implementação dos Canais de Denuncia e o seu respetivo seguimento (Aspetos práticos do Direito Processual Penal) – Whistleblowing

Âmbito e aplicação dos canais de Denúncia
Os canais de denuncia
A instrução da Denúncia e o seu seguimento pelas vias judiciais
Proteção dos Denunciantes doa atos de retaliação pelas organizações
A imputação da responsabilidade civil e penal ao nível da administração, gerência e trabalhadores
As consequências penais pela prática de ilícitos penais, tais como, os atos de corrupção e assédio.

 

 A Proteção dos Dados Pessoais dos Denunciantes nos Canais de Denuncia de acordo com o RGPD

Conformidade dos princípios relativos ao tratamento dos dados pessoais dos denunciantes em termos de RGPD.
Garantia da confidencialidade dos dados do denunciante e dos visados nas denuncias efetuadas
O acesso aos dados pessoais dos visados nos dispositivos e instrumentos de trabalho dentro da organização.
Fiscalização e regime sancionatório da autoridade de controlo
Conflitos de interesse no sistema de proteção de denunciantes implementado, incluindo mecanismos de prevenção e ocorrência das situações de conflitos de interesse.

 

As Medidas Técnicas e Organizativas a Implementar nos Canais de Denuncia

Os Principais Riscos – Medição, Mitigação e Eliminação do Risco: Sistemas de Informação.
As Medidas Técnicas e Organizativas a adotar na construção do sistema de canais de denuncia:

    1. Código de ética e de conduta
    2. Política de Privacidade
    3. Plano de prevenção e gestão dos riscos
    4. Formação dos trabalhadores
    5. Nomeação do responsável pelo cumprimento normativo
    6. Relatório de avaliação, execução e eficácia os procedimentos adotados.
    Power BI Desktop

    Modalidade

    O curso pode ser ministrado em regime presencial ou à distância. Contacte-nos!

    Certificação

    No final da ação os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional emitido na plataforma SIGO.

    Condições

    Quer saber mais informações?

    Entre em contacto connosco!

    Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais

    Academia de Formação Grow

    Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

    Contactos

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    Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
    4100-139 Porto
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