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Ter uma boa rede de contactos é um fator fulcral nos dias de hoje. Considerado um método de marketing com custo mínimo, o networking revela-se extremamente importante para quem quer crescer pessoal e profissionalmente.

É necessário adotar uma postura ativa no mercado e criar uma rede de contactos de qualidade, embora haja um aspeto a reter: quantidade não significa qualidade! Aliás: de nada importa conhecer profissionais ou empreendedores se não encontrar nestes a possibilidade de criar bons negócios.

Deve, pelo contrário, investir em pessoas em que reconheça potencial de relacionamento futuro – seja como cliente, fornecedor, colaborador. Boas conexões geram bons negócios e conhecer os profissionais certos pode beneficiar a sua empresa e ampliar oportunidades de negócio.

 

Como fazer?

O intuito do networking pressupõe uma conexão colaborativa através de uma relação frutífera de troca de experiências e conhecimentos. Demonstrar interesse no outro e construir uma conversa enriquecedora pode gerar amizades motivadas por interesses mútuos, contribuindo, assim, para o aumento da sua rede de contactos e referências em negócios futuros.

Neste contexto, as redes sociais – como, por exemplo, o LinkedIn – são ferramentas poderosas, quando bem utilizadas. Uma boa sugestão será solicitar a conexão de pessoas com interesses similares aos seus. Posto isto, comece por interagir nas publicações dos seus pares, demonstre a sua opinião e não se iniba de partilhar ideias que acredite serem pertinentes.

Sabia que há uma regra-chave no networking? Não espere que as pessoas venham falar consigo, dê o primeiro passo! Permita-se dar a conhecer e saia da sua zona de conforto. Se procura crescimento enquanto profissional, necessitará de arriscar e dialogar com os outros, sem receio da crítica.

Mas lembre-se: após ter a sua rede estabelecida, é importante mantê-la ativa! Aposte na honestidade e mantenha uma postura proativa, felicitando as conquistas alcançadas pelos seus contactos. Quando se sentir preparado, convide-os para um almoço de troca de ideias!

 

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