fbpx

O Portugal 2030 está a chegar e a Formação é uma das prioridades!

23 Ago, 2022 | Formação

Digitalização, Inovação e Sustentabilidade… Por esta altura já não é segredo como a década 2020-2030 será dominada por investimentos nestas áreas, um desafio que preparará o país para o futuro. Mas há outra área fundamental para 2030 e que, na prática, pode garantir esse futuro: Formação.

É por essa razão que o Portugal 2030 (sucessor do anterior Quadro Comunitário, o Portugal 2020) visa contribuir para um novo modelo demográfico do país, com metas dedicadas à contratação e retenção de talento, nomeadamente:

  • Aumentar para 80% a taxa de emprego da população entre os 20 e os 64 anos;
  • Garantir que pelo menos 80% das pessoas entre os 16 e os 74 anos possuem competências digitais básicas;
  • Assegurar que pelo menos 60% dos adultos participam anualmente em ações de educação e formação;
  • Promover a conciliação entre vida profissional e pessoal.

Para atingir estes objetivos, o PT2030 estabeleceu um programa especificamente dedicado à “Demografia, Qualificações e Inclusão” (PDQI), atualmente em consulta pública.

Paralelamente – e porque a formação é tão importante quanto o aumento da capacidade produtiva – a Agenda para a Digitalização, Inovação e Qualificações é a que concentra a maior fatia de fundos: 8.329 milhões de euros. Sabia que a Formação é uma das áreas centrais para aplicação (direta e indireta) desses fundos?

As candidaturas oficiais ao novo Quadro Comunitário deverão arrancar já no início de 2023, com apoios para o investimento empresarial na ordem dos 4,6 mil milhões de euros. No entanto, com base nas versões provisórias dos programas divulgados, já é possível sabermos mais sobre as oportunidades para a Formação e Qualificação Profissional!

Apostar na qualificação da população

Um dos grandes destaques do PDQI é a aprendizagem ao longo da vida, a qual será particularmente focada no aumento das competências digitais através de formações modulares.

A Formação Modular Certificada, sublinha o documento do PT2030, será reforçada com apoios para promover o desenvolvimento de ativos empregados e de desempregados. As transições de carreira e a mobilidade profissional serão assim mais fáceis!

Reforçar a competitividade das empresas

Em consulta pública está também o Programa de Inovação e Transição Digital para a década 2030, que levanta o véu sobre um pouco daquilo com que podem as empresas contar.

Crescimento da produtividade é o objetivo central do programa, tendo por base projetos de inovação, modernização e qualificação. Desse modo, espera-se alavancar a digitalização das empresas e, em particular, das microempresas através de:

  • Apoios para a Transição digital e incorporação de novas tecnologias;
  • Incentivos para a inovação produtiva, qualificação e internacionalização de PME;
  • Formação de recursos humanos e de empresários.

Melhorar as qualificações dos empresários é, aliás, um dos pilares deste programa. E há até boas razões para isso, já que se trata de um fator determinante para o aumento da produtividade, como já aqui falámos.

Posto isto, embora provisórias, estas versões dos programas para o Portugal 2030 deixam algo claro: acelerar a transição digital significa não deixar ninguém para trás!

Não deixamos ninguém para trás!

Sabia que estão abertas candidaturas a Formação Financiada para empresas, com apoios a fundo perdido? As empresas dos setores estratégicos da nossa economia (Clusters de Competitividade) têm aqui uma oportunidade para reforçarem as qualificações e competências das suas equipas.

Se quer saber mais informações sobre este apoio, preparar uma candidatura ao Portugal 2030 ou criar um projeto de Formação à sua medida, fale connosco e comece hoje a investir no futuro da sua empresa!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Vêm aí apoios do PRR para formações gratuitas! Saiba como!

Vêm aí apoios do PRR para formações gratuitas! Saiba como!

Vêm aí apoios do PRR para darmos formação aos seus colaboradores! É verdade: o Plano de Recuperação e Resiliência tem formações gratuitas na área digital. Trata-se do programa Emprego + Digital 2025 e é a nova medida da componente 16 para as Empresas 4.0! O ojetivo é...

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Sabe aquele projeto ao qual a sua equipa já dedicou horas a fio? A data de entrega aproxima-se, mas os pedidos de alterações não param de chegar. O telemóvel está sempre a tocar e os emails sempre a cair. A máquina do café torna-se na nossa melhor amiga, ajuda-nos a...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral) - Chamada para rede fixa nacional 
+351 919 128 144 (Formação) - Chamada para rede móvel nacional
[email protected]

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640 - Chamada para rede móvel nacional

[email protected]

 

2022 Copyright Grow Informação Legal  | Livro de Reclamações

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?