fbpx

Gerir grandes quantidades de dados e criar relatórios faz parte do seu trabalho? E costuma perder tempo valioso com essas tarefas? Então está a precisar do Power BI!

Quer trabalhe diretamente com o cliente-final ou atue no segmento B2B, os dados fazem parte do seu dia-a-dia. Não acredita? Eis um exemplo: no arranque de 2022, quando a sua empresa promoveu reuniões entre todos os departamentos, foi necessário analisar dados, organizá-los e, com base nisso, planear os objetivos para este ano? Se sim, saiba que o Power BI torna tudo isso mais fácil!

Do armazenamento de dados à sua apresentação ou da análise à previsão de cenários, sempre que usar este software de Business Intelligence vai ganhar:

  • Tempo, pois permite aceder remotamente aos dados e partilhar relatórios complexos até com utilizadores pouco experientes;
  • Competitividade, já que fortalece a sua relação com clientes, parceiros e colaboradores;
  • Lucro, permitindo antecipar cenários e planear investimentos.

E, para que isso aconteça, há algumas estratégias que vão facilitar o seu trabalho.  Vamos conhecê-las?

 

1) Identificar as fontes e usar o editor de consultas

É aqui que tudo começa, um passo tão simples quanto importante. Defina as fontes que lhe serão úteis (online ou de outras plataformas) e, depois, use o editor de consultas para detetar o tipo de dados que estão a ser carregados. Não só obterá informação mais completa, como formatada corretamente. Já está a poupar tempo!

 

2) Conhecer o público-alvo

É uma regra da boa comunicação: conhecer o destinatário para adaptar a mensagem. Saber qual a informação necessária permite apresentar apenas os dados relevantes e, com isso, facilitar a tomada de decisões.

 

3) Use botões para um relatório dinâmico

Um dos recursos mais usados no Power BI são os botões para navegar entre páginas ou concretizar ações. Afinal, mais do que uma folha de cálculo, como o Microsoft Excel, o Power BI é uma ferramenta intuitiva de storytelling, com timelines e oportunidades de prever cenários.

 

4) Use o melhor insight para os objetivos a atingir

Na hora de preparar uma apresentação, o Power BI disponibiliza-lhe três tipos de insights (ou modelos):

  • Se vai apresentar um relatório simples, o Business Visibility é o modelo mais adequado;
  • O Performance Improvement ajuda a criar gráficos complexos, com métricas e indicadores (KPI’s) diversos;
  • Para gerentes e investidores que precisem de tomar decisões rapidamente, o Opportunity Discovery é a melhor solução.

 

5) Aposte numa interface clean

Use cores de alto contraste para uma análise fácil. Aposte em frases curtas e simples. Evite aglomerar muita informação, tirando partido dos espaços em branco para criar harmonia. Assim, estará a ajudar os seus destinatários a tomarem decisões!

 

Hora de tomar decisões certas com o Power BI!

Se quer alcançar resultados diferenciadores, está na hora de começar a usar o Power BI. Por isso, a pensar em casos como o seu, a Academia GROW tem disponível no seu catálogo o curso POWER BI DESKTOP.

Mas, se tiver um vínculo de trabalho com uma empresa localizada na região norte, pode inscrever-se nesta formação financiada!

Como vê, há boas razões para começar já a transformar os dados da sua empresa em informação inteligente!

 

Fale connosco para mais informações!

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?