fbpx

Vamos falar sobre Saúde Mental no trabalho?

Desde o início da pandemia de COVID-19 que a saúde mental dos cidadãos passou a estar na ordem do dia. Em 2020, um estudo da Universidade Católica mostrou que um terço dos portugueses viu a sua saúde mental piorar durante a pandemia – destes, 34% eram mulheres e 48% correspondiam a jovens entre os 18 e os 24 anos de idade.

Falamos, pois, de um fator fundamental para a qualidade de vida das pessoas. E tal não acontece por acaso. Segundo um relatório divulgado no início de 2021 pela Wellable, uma plataforma tecnológica dedicada ao bem-estar das empresas, 88% dos gestores inquiridos vão investir mais em saúde mental, adotando medidas para um ambiente de trabalho mais saudável.

Tal não acontece por acaso: absentismo, ansiedade, burnout ou depressões são consequências graves da falta de intervenção nesta área, podendo mesmo pôr em causa toda a equipa.

Por estas razões, torna-se então evidente que investir em saúde mental e bem-estar é investir em mais (e melhor) produtividade.

 

Como saber se o meu trabalho está a ser afetado?

Responder a estas questões pode ajudar a identificar alguns sinais de alerta mais comuns:

  • Sinto-me mais cansado do que o normal?
  • Sinto-me seguro e confiante?
  • Cometo erros que raramente cometia?
  • Estou a faltar mais do que o necessário ou a procrastinar?
  • Fico de mau humor, ansioso e evito colegas?

 

Como promover um ambiente de trabalho mais saudável?

O trabalho, já se sabe, traz inúmeras vantagens à saúde. Contudo, é importante ter em atenção algumas medidas de prevenção e combate da doença mental no trabalho. Vamos conhecê-las?

1) Líderes mais atentos e compreensivos

Se a saúde mental de um trabalhador tem impacto direto na sua produtividade, é essencial que se abra espaço ao diálogo, promovendo uma cultura sem tabus, de aceitação e respeito.

É, pois, importante:

  • Implementar um programa de saúde mental, com objetivos e controlo de riscos;
  • Procurar workshops ou formações de resiliência ao stress e inteligência emocional;
  • Valorizar a qualidade de vida dos colaboradores durante o trabalho, promovendo ações de teambuilding, convívio e lazer;
  • Envolver os colaboradores na tomada de decisões.

 

2) Proximidade

Manter uma relação ativa com os colegas de trabalho contribui para que não se sinta tão sobrecarregado ou isolado.

Se quer fortalecer as relações com a sua equipa, reserve os emails e as mensagens para situações específicas. Sempre que possível, opte por interações cara a cara, presencialmente ou online, que o aproximem dos seus colegas.

Lembre-se: não há mal nenhum em pedir ajuda diante de problemas aparentemente sem solução. Porque não aproveitar as pausas para essa conversa? Afinal, é nestes momentos que percebemos como alguém já passou pelo mesmo.

 

3) Mais lazer, mais produtividade

Momentos de descontração alimentam a energia e a motivação.

Use esses momentos para fazer aquilo de que mais gosta, como ler um livro, ver um filme ou desfrutar da companhia da sua família.

Atividades como Yoga, relaxamento ou terapias de autoconhecimento já fazem parte da realidade de muitas empresas e por bons motivos: desenvolvem a capacidade de atenção e concentração.

 

4) Formação contínua

Da aprendizagem de novas línguas à aquisição de novas competências, investir em formação é investir no futuro. Afinal, a formação pode aumentar a sua motivação e reforçar a sua confiança.

Atenta a esta realidade, a Academia GROW dinamiza vários cursos que o poderão ajudar a maximizar os seus conhecimentos – tanto na modalidade de Live Training como E-Learning.

 

5) Resiliência e Psicologia Positiva para superar adversidades                 

Tanto em casa como no trabalho, todos os dias é testada a nossa capacidade de lidar com as adversidades. O curso de Resiliência da Academia GROW, dedicado a desenvolver esta competência, pode ajudar a vencer os obstáculos do quotidiano com confiança e espontaneidade.

Também o nosso curso de Psicologia Positiva pode ajudar a potenciar o autoconhecimento e a resistência ao stress. Concentrarmo-nos nas emoções positivas é uma atitude basilar que promove o nosso bem-estar e, consequentemente, o da nossa equipa.

 

Entre em contato connosco para mais informações e, acima de tudo, seja saudável!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Whistleblowing: Já conhece a nova Lei?

Whistleblowing: Já conhece a nova Lei?

É a 20 de junho de 2022 que entra em vigor o novo regime geral de proteção de denunciantes ou, por outras palavras, a Lei nº 93/2021, de 20 de dezembro. Até lá, as empresas deverão garantir a sua conformidade, não apenas com o novo quadro legal, mas também com o...

Lida com ambientes perigosos? Sabia que a formação é obrigatória?

Lida com ambientes perigosos? Sabia que a formação é obrigatória?

Líquidos inflamáveis, gases e poeiras combustíveis… Quando se trabalha com matérias-primas perigosas, tanto a vida dos trabalhadores como a integridade das instalações estão sujeitas a vários riscos. Nestes casos, mais do que uma obrigação legal, a formação é uma...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral)
+351 91 912 81 44 (Formação)
academiagrow@estrategor.pt

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640
maria.pinto@estrategor.pt

 

2022 Copyright Grow  |  Informação Legal  | Livro de Reclamações