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Parece que nunca ouvimos falar tanto de bem-estar pessoal e vida profissional como nos últimos dois anos. Incerteza e resiliência entraram no vocabulário do nosso dia-a-dia e, já que assim é, nada como investir naquilo que nos pode trazer autoconhecimento e, acima de tudo, equilíbrio.

Nas últimas semanas, uma nova série de televisão tem chamado a atenção precisamente para isso, para o equilíbrio entre casa e trabalho. Ou para a falta dele. Na história, os colaboradores de uma empresa são submetidos a uma intervenção cirúrgica que separa a mente profissional da pessoal. Com essa divisão de personalidade, o trabalhador não tem consciência do que se passa em sua casa e vice-versa. A solução parece milagrosa? À primeira vista, talvez. Mas pensar duas vidas em separado pode ser, na verdade, um risco. Afinal, se uma mente nunca existe para além do seu círculo, a outra nunca deixa de trabalhar.

Porque a formação também se traduz em mais resiliência, preparámos 5 dicas para aplicar já e viver uma vida mais equilibrada. Quer saber quais são?

1) Criar experiências coletivas

À medida que a entrada no escritório volta a ser um hábito e que o trabalho híbrido se assume como “o novo normal”, os trabalhadores das empresas valorizam mais a experiência coletiva, a integração, ou seja, o propósito. Como revela este artigo da consultora Mckinsey, as organizações que quiserem reter talento devem valorizar o esforço e promover experiências coletivas.

2) Mais tempo em equipa, mais tempo de qualidade

Perante o ritmo acelerado a que tudo parece acontecer no nosso dia-a-dia, coordenação e objetivos são essenciais. Assim, seja numa reunião presencial, seja à distância, o tempo em equipa deve ser usado para, coletivamente, procurar soluções. Precisa de ajuda para aproveitar melhor o tempo em equipa? Leia aqui o nosso artigo completo!

3) Relaxar é a melhor forma de fazer mais

Num mercado de trabalho orientado para a competição, é frequente esquecermos a importância de “recarregar baterias”. Parece contraditório, mas fazer pausas, procurar formas de expressão criativa ou flexibilizar horários ajuda a tornar os seus momentos de trabalho mais produtivos.

4) Treinar a comunicação

Quem é o seu público-alvo? Qual é o seu objetivo? Quais as barreiras a transpor? Tão importante quanto treinar a voz ou a linguagem corporal é trabalhar a forma de comunicar e a sua assertividade. Como? Definindo o objetivo da sua comunicação e as necessidades de quem está do outro lado. Quer conhecer algumas técnicas para uma comunicação eficaz? A nossa formação em e-learning pode ajudar!

5) Conhecer casos de sucesso

Cada um de nós é portador de uma história, de uma experiência distintiva e de uma forma única de ver o mundo. Casos de sucesso podem, por isso mesmo, inspirar e incentivar os outros a fazerem melhor, desenvolvendo o valor profissional e pessoal.

Atenta aos desafios pessoais e profissionais que todos enfrentamos, a Academia GROW tem vindo a dinamizar programas de formação focados nas competências mais procuradas pelo mercado, mas também nas soft skills que promovem o autoequilíbrio e a perseverança.


Fale connosco e fique a par das nossas formações!

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