fbpx

O novo normal bateu à porta e não sabe como lidar com isso? A formação pode ajudar!

O fim do teletrabalho não está a agradar a todos. Para quem abraçou o trabalho remoto, voltar ao escritório representa menos tempo para si, mais despesas e uma nova fase adaptação. Já o regime presencial, por outro lado, pode reforçar a cultura empresarial. Mas será isso suficiente para o atual mercado de trabalho?

Nos Estados Unidos, por exemplo, já não é. Um inquérito realizado no ano passado dava conta de que 39% dos trabalhadores ponderava demitir-se caso o trabalho à distância não fosse mantido. Já entre a geração millennial (nascidos entre 1980 e 1994) e a geração Z (1995 e 2010), a percentagem era bem maior: 49%.

A verdade é que este novo normal trouxe tendências que vieram para ficar. Em causa, estão realidades como o trabalho híbrido, a digitalização das relações entre equipas ou a satisfação com o trabalho.

São desafios que podem mesmo impor-se como um fator de retenção de talento! E a Formação, felizmente, pode responder a cada um deles. Quer saber como?

Trabalho híbrido: mais formação, mais produtividade

Além de um teste à capacidade de liderança, o teletrabalho põe à prova a comunicação, o espírito de equipa e as competências de cada um. É neste contexto, aliás, que soft skills e hard skills são chamadas a intervir.

Não se trata apenas de assegurar a produtividade, mas de garantir que a empresa sai reforçada, encontrando soluções para colmatar a distância e tirando partido da tecnologia para acelerar processos. No fundo, aproximar equipas e líderes.

Mas o que fazer quando se trabalha à distância, com inputs mais demorados? Nesse caso, sem o apoio instantâneo de colegas, dominar ferramentas como o Microsoft Excel ou o Power BI pode ajudar a garantir agilidade, resultados e menos necessidade do tão perigoso multitasking.

Como cultivar o espírito de equipa?

Sem uma equipa unida e colaboradores motivados, não há empresa que resista. Tão importante quanto o fator financeiro são os prémios de desempenho, a progressão na carreira ou a dinamização de um ambiente de trabalho amigável, onde os mais experientes inspiram os menos experientes a atingirem os objetivos propostos. Mais do que o afamado salário emocional, de que já falámos, há um elemento essencial no trabalho híbrido: a sensação de que cada colaborador vê as suas preocupações atendidas e as suas emoções acauteladas.

Também aqui a formação é uma peça-chave. E pode trazer benefícios tanto a empresas como a colaboradores! Falamos de Inteligência Emocional, tão importante para lidar com situações de stress como para promover o diálogo saudável e dominar as emoções.

Reforçar competências e motivação? Com formação é possível!

Se performance é tão importante para a sua empresa como bem-estar, nunca é demais sublinhar como a Formação garante o resultado desta equação 

Para desenvolver competências e renovar o empenho, a Academia GROW dinamiza múltiplos cursos dedicados às soft skills e às soluções tecnológicas do futuro.

 

Fale connosco para formar o futuro da sua empresa!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Sabe aquele projeto ao qual a sua equipa já dedicou horas a fio? A data de entrega aproxima-se, mas os pedidos de alterações não param de chegar. O telemóvel está sempre a tocar e os emails sempre a cair. A máquina do café torna-se na nossa melhor amiga, ajuda-nos a...

(Sobre)viver fora da zona de conforto? Temos o workshop certo para si!

(Sobre)viver fora da zona de conforto? Temos o workshop certo para si!

Antes de falarmos do seu Kaizen pessoal, há uma tradição que deve conhecer e uma decisão que importa tomar. Primeiro, a tradição: no bairro de Flogsta, na Suécia, os estudantes que aí residem têm o hábito de parar o que estão a fazer e, da sua janela, por volta das...

Downtime: Antes de ir de férias, saiba como se desligar da rotina!

Downtime: Antes de ir de férias, saiba como se desligar da rotina!

Finalmente, as férias. Está prestes a ir descansar, a usufruir de uma merecida pausa, a libertar-se da exigência de ser produtivo, dos meandros do Excel e da necessidade de pôr em prática todas as soft skills que apreendeu ao longo dos anos. Mas será que está a...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral) - Chamada para rede fixa nacional 
+351 919 128 144 (Formação) - Chamada para rede móvel nacional
[email protected]

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640 - Chamada para rede móvel nacional

[email protected]

 

2022 Copyright Grow Informação Legal  | Livro de Reclamações

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?