fbpx

Vamos falar sobre Gestão de Tempo? 3 dicas para tomar boas decisões mais depressa!

Na última semana, quantas vezes se queixou que o dia parecia pequeno? E no último ano? Em casa ou no trabalho, o tempo nunca parece suficiente para as tarefas a fazer e geri-lo parece cada vez mais complicado.

Não é por acaso que esta é uma das soft skills mais importantes atualmente. Afinal, ela ajuda a definir metas, a tirar projetos do papel, a garantir produtividade e resultados positivos.

Mas nem sempre é tão linear, pois não? Um bom exemplo disso é o espetáculo Dance, de 1979, com música de Philip Glass. Em Dance, o tempo é ritmo, coordenação e inevitabilidade. Neste espetáculo, os movimentos não têm tempo marcado e a música não se esgota. Mas há um prazo a cumprir. Então, o ritmo torna-se frenético numa sala grande e lento numa sala pequena. Neste ténue equilíbrio, improviso e coordenação são vitais, concretizando um espetáculo onde a gestão de tempo se baseia nas decisões que, passo a passo, guiam o ritmo de cada um.

Decidir a bom ritmo

Já aqui falámos de algumas dicas para sermos mais produtivos, assegurando uma jornada de trabalho eficiente e livre de perigos como o brunout.

 Mas falar de tempo implica falar da tomada decisão, um processo que, como numa dança, deve ser coordenado e preparado. Foi a pensar nisso que a consultora McKinsey definiu três formas de potenciar a melhor decisão no menor tempo possível. Vamos conhecê-las?

1) Tomar decisões objetivas

Toda a decisão é um teste à capacidade de liderança, sobretudo, quando o resultado é diferente do esperado. Perante ideias complexas ou momentos de incerteza, as decisões devem ser focadas na solução e no objetivo a atingir.

 Todavia, tal só resulta se for claro o papel de cada interveniente, ou seja, a quem cabe a palavra final.

2) Desenvolver soluções criativas em equipa

Em qualquer bom plano, os imprevistos são inevitáveis. Lidar com eles requer autodisciplina, saber identificar o essencial e confiar nas competências de cada um.

 A metodologia AGILE pode ajudar nesta estratégia, já que aposta em equipas de trabalho autónomas e focadas em soluções disruptivas. Aqui, num ambiente onde todos têm voz, qualquer input é bem-vindo e não há ideias más – todas inspiram soluções.

3) Partilha da informação

Já sentiu que tem muitas reuniões e poucas decisões práticas? De acordo com o estudo que levou a cabo, a McKinsey descobriu que muitas empresas estão a apostar em reuniões rápidas, de 15 a 30 minutos de duração.

Nestas reuniões, a informação que só é transmitida não tem lugar. Em vez disso, a tónica recai nos dados que precisam da interação com outros para se converterem em soluções.

E agora? Acha que já consegue decidir melhor e mais depressa?

Decida rentabilizar o seu tempo!

Não restam dúvidas de que uma boa gestão de tempo requer eficiência no processo de decisão. E a boa notícia deste artigo é que não tem de continuar a desperdiçar mais este recurso! Com a Academia GROW, em formações práticas e dinâmicas, pode adquirir todas as competências que lhe faltam para rentabilizar o seu tempo.

 

Fale connosco para começar já a decidir melhor!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Sabe aquele projeto ao qual a sua equipa já dedicou horas a fio? A data de entrega aproxima-se, mas os pedidos de alterações não param de chegar. O telemóvel está sempre a tocar e os emails sempre a cair. A máquina do café torna-se na nossa melhor amiga, ajuda-nos a...

(Sobre)viver fora da zona de conforto? Temos o workshop certo para si!

(Sobre)viver fora da zona de conforto? Temos o workshop certo para si!

Antes de falarmos do seu Kaizen pessoal, há uma tradição que deve conhecer e uma decisão que importa tomar. Primeiro, a tradição: no bairro de Flogsta, na Suécia, os estudantes que aí residem têm o hábito de parar o que estão a fazer e, da sua janela, por volta das...

Downtime: Antes de ir de férias, saiba como se desligar da rotina!

Downtime: Antes de ir de férias, saiba como se desligar da rotina!

Finalmente, as férias. Está prestes a ir descansar, a usufruir de uma merecida pausa, a libertar-se da exigência de ser produtivo, dos meandros do Excel e da necessidade de pôr em prática todas as soft skills que apreendeu ao longo dos anos. Mas será que está a...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral) - Chamada para rede fixa nacional 
+351 919 128 144 (Formação) - Chamada para rede móvel nacional
[email protected]

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640 - Chamada para rede móvel nacional

[email protected]

 

2022 Copyright Grow Informação Legal  | Livro de Reclamações

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?