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Gestão de tempo: 4 dicas para dominar este quebra-cabeças!

Há ideias aparentemente simples e, no entanto, difíceis de concretizar. Fazer uma gestão de tempo eficaz é uma delas, sobretudo sem a aprendizagem de técnicas nem Formação. Quantas vezes na última semana adormeceu a pensar que o tempo tinha voado? E quantas vezes conseguiu abstrair-se dessa ansiedade e ter uma noite descansada?

Nos últimos anos, equilibrar a vida pessoal com a profissional parecer ter-se complicado. Também o dia parece ter ficado mais curto. Com o novo normal, passámos a dar mais atenção ao nível de produtividade, à digitalização das relações e ao nosso bem-estar. Mas, com isso, também as horas do nosso dia ficaram mais ocupadas.

A Formação é aqui uma peça-chave. E até já demos a conhecer algumas dicas para evitar desperdícios de tempo. No entanto, publicações de referência, como a Forbes, continuam a dedicar atenções a este tema. Afinal, melhor gestão de tempo traduz-se em mais produtividade e menos custos para as empresas.

Quer otimizar as horas do seu dia e dominar esta importante soft-skill? Então, vamos a isso!

1) Apostar no planeamento para respeitar prazos apertados

Uma boa gestão de tempo passa por uma boa capacidade de planeamento. Procure começar a semana com um plano das tarefas a realizar, deixando para o fim do dia a importante etapa de fazer um ponto de situação. Assim, terá uma visão clara das prioridades e dos prazos a cumprir.

2) Definidas as prioridades, defina o seu timing

Não é segredo que há momentos do dia em que o nosso desempenho obtém melhores resultados. Aqui, o autoconhecimento é essencial, já que ajuda a reconhecer esses momentos de maior eficiência e a concentrar as tarefas mais urgentes em torno dos mesmos.

Mas não se esqueça: saber fazer pausas ou recusar novos afazeres também é essencial, já que ajuda a estimular o corpo (e o espírito) e a manter os seus objetivos no âmbito do real e atingível.

3) Não ceda ao perfecionismo

Esta não é uma desculpa para descurar a qualidade ou entregar resultados aquém do esperado. Contudo, distinguir o suficientemente bom do perfeito é meio caminho andado para cumprir prazos e facilitar a tomada de decisões. Defina um prazo limite para cada uma das suas tarefas e não receie interrompê-lo para, mais tarde, regressar com uma perspetiva rejuvenescida e um olhar mais objetivo.

4) Usar ferramentas de auxílio, como o Outlook

Quando se trata de planeamento e gestão, poucas ferramentas oferecem o potencial do Microsoft Outlook. Quer agendar o envio de emails para garantir que cada comunicação segue no timing certo, sem falhas? E ignorar emails de resposta coletiva para não se distrair do essencial? Ou definir templates de resposta?

Estas e outras técnicas são a base do novo curso que a Academia GROW está a dinamizar, Gestão do Tempo com Outlook. Com apenas 9 horas de duração, esta é uma oportunidade para rentabilizar melhor o seu tempo. Vamos a isso?

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