fbpx

Projetos Autónomos de Formação para empresas: O que são e para que servem? Saiba tudo!

18 Out, 2022 | Formação

Qual é coisa qual é ela que é simultaneamente um dever e um direito? Acertou, é a Formação.

Constituindo um dever das empresas e um direito dos trabalhadores, a Formação ajuda a reinventar processos e inspira à inovação e motivação. Além disso, é uma das áreas centrais do Portugal 2030. Mas e se, a esta equação, juntarmos incentivos financeiros a fundo perdido?

É o que acontece no Aviso n.º 1/SI/2022, do qual já falámos aqui. Com base em Projetos Autónomos de Formação (PAF), este Sistema de Incentivos promove as qualificações dos seus recursos humanos e prepara caminho para o futuro.

Antes de avançar com uma candidatura, porém, convém esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que são e como funcionam estes projetos autónomos. Vamos a isso?

1 – O que são os PAF, afinal?

Tratam-se de projetos que reforçam as qualificações dos trabalhadores das empresas, bem como dos gestores e empresários. No caso do Aviso n.º 1/SI/2022, estes projetos têm uma duração de 12 meses e sintonizam as necessidades das empresas com as dos respetivos setores. No entanto, nem todos os setores são elegíveis.

2 – A minha empresa pode investir num PAF?

Tratando-se de projetos formativos que compensam o aumento generalizado de custos, os PAF são uma opção para Médias e Grandes Empresas que precisam de rentabilizar os tempos de paragem ou tornarem-se mais competitivas.

Norte, Centro e Alentejo são as regiões beneficiárias, sendo aceites projetos desenvolvidos por empresas de setores (ou Clusters) como, por exemplo:

Cluster do Calçado e Moda;
Cluster AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção;
Cluster Têxtil, Tecnologia e Moda;

3 – Quais os temas da formação?

Acima de tudo, aqueles que respondem aos desafios de 2030. Segundo o Aviso n.º 1/SI/2022, os PAF devem contribuir para a inovação, internacionalização e modernização das empresas, promovendo mais e-skills e oportunidades de reskilling.

Entre os temas prioritários deste Sistema de Incentivos, destacamos:

  • Economia digital, digitalização e Indústria 4.0;
  • Processos de produção e gestão da cadeia de abastecimento ágil e eficiente;
  • Inovação produtiva, tecnológica e organizacional;
  • Internacionalização (gestão de marca, vendas, comunicação, marketing, etc).

4 – Com que apoios podemos contar?

Apoios a fundo perdido – esta é uma das grandes vantagens dos Projetos Autónomos de Formação. A taxa base incentivo é de 50%, mas há majorações mediante a dimensão da empresa ou a inclusão de trabalhadores com deficiência. Contas feitas, a taxa de financiamento dos projetos pode chegar aos 70%.

Mas quais são, afinal, as despesas elegíveis?

Custos relativos a formadoresCustos relativos a formandos
Custos relativos ao projeto (deslocações, materiais, etc.)Serviços de consultoria para o diagnóstico do plano de formação

5 – Como começar a minha candidatura?

O primeiro passo é identificar as necessidades da sua empresa e estruturar um plano em módulos de 25 horas, com formação a decorrer em horário laboral ou pós-laboral. Já os grupos formativos devem englobar, no máximo, 25 trabalhadores por ação (turma).

Parece complicado? Nesse caso, saiba que pode contar com apoio especializado já nesta etapa ou para a execução do projeto.

Mas, não se esqueça: a Formação só pode ter início após a candidatura.

Tudo a postos para começar?

Acredita em soluções à medida? Nós também. É por isso que dispomos de uma equipa com 27 anos de experiência em projetos de investimento e candidaturas a fundos europeus.

Fale connosco para preparar o Projeto de Formação da sua empresa!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Vêm aí apoios do PRR para formações gratuitas! Saiba como!

Vêm aí apoios do PRR para formações gratuitas! Saiba como!

Vêm aí apoios do PRR para darmos formação aos seus colaboradores! É verdade: o Plano de Recuperação e Resiliência tem formações gratuitas na área digital. Trata-se do programa Emprego + Digital 2025 e é a nova medida da componente 16 para as Empresas 4.0! O ojetivo é...

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Sabe aquele projeto ao qual a sua equipa já dedicou horas a fio? A data de entrega aproxima-se, mas os pedidos de alterações não param de chegar. O telemóvel está sempre a tocar e os emails sempre a cair. A máquina do café torna-se na nossa melhor amiga, ajuda-nos a...

Atenção indústrias: vêm aí novos apoios à Formação!

Atenção indústrias: vêm aí novos apoios à Formação!

Um novo programa de financiamento, aprovado no mês passado e o qual contará com fundos do Portugal 2030 (PT2030), traz uma boa notícia para as empresas industriais: 100 milhões de euros para financiar a Formação durante as “horas vazias” da produção. As alterações nos...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral) - Chamada para rede fixa nacional 
+351 919 128 144 (Formação) - Chamada para rede móvel nacional
[email protected]

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640 - Chamada para rede móvel nacional

[email protected]

 

2022 Copyright Grow Informação Legal  | Livro de Reclamações

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?