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Já pensou o que aconteceria ao seu negócio sem tecnologias digitais? Imagine que não tem um site, que tarda a divulgação de novos produtos ou, pior, não dispõe de ferramentas para responder em tempo útil às solicitações dos clientes.

De facto, hoje o sucesso de uma empresa mede-se tanto pela qualidade do seu serviço como pela presença digital. A pandemia, aliás, provou isso mesmo: negócios já digitalizados adaptaram-se mais rapidamente às mudanças impostas. O problema é que essas mudanças, agora, se tornaram numa tendência.

Mas uma loja online, por exemplo, é uma ínfima parte da afamada Transição Digital. Ter uma boa rede de contatos é igualmente vital. Mas e o que dizer do mercado? Conhece bem os seus clientes? Consegue imaginar um mundo onde superar expetativas é uma realidade? Este é o mundo da Revolução Digital. Vamos aventurar-nos?

 

Do Marketing 1.0 ao 4.0

O principal continente a explorar nesta aventura chama-se Marketing. A sua forma não foi sempre igual. No tempo da Revolução Industrial e da produção em massa, havia apenas uma população de compradores anónimos, os quais respondiam a anúncios simples e diretos. Este era o tempo do Marketing 1.0.

Desde então, muito mudou. À medida que a sociedade evoluiu, também o Marketing teve de satisfazer o consumidor e diferenciar produtos (Marketing 2.0), promover valores com os quais os clientes se identificassem (Marketing 3.0) e, desse modo, integrar as vantagens do digital nos negócios. Na atual era do Marketing 4.0, estas fases unem-se em torno de uma palavra-chave: personalização. Cada consumidor tem uma voz. Cada preferência carece de resposta.

 

Clientes vs Embaixadores

Parece estranho, mas neste continente não habitam clientes nem consumidores. Não há produtos nem negócios. Em vez disso, cada cliente é um embaixador da sua empresa, promovendo-a junto da sua rede de amigos. De igual modo, produtos e negócios são vantagens e experiências.

Fidelizar estes embaixadores implica, por um lado, fornecer qualidade e, por outro, acabar com um mito comum: mais do que a história, os clientes querem saber como é que a sua empresa os pode ajudar.

 

Como influenciar a escolha certa?

Certamente já reparou como muitas campanhas (sobretudo nas redes sociais) apostam no vínculo emocional. Tal acontece porque este é o melhor caminho para criar engagement, ou seja, interação.

Na era do Marketing 4.0, produtos e clientes vivem lado a lado. A influência é mútua. Um inspira a evolução do outro. Assim, oferecer uma experiência positiva passa por:

  • Surpreender o cliente;
  • Apresentar o produto certo no momento certo;
  • Adaptar-se à geração do smartphone e da resposta rápida.

Mas como? Não é demais reiterar que usar tecnologias para aumentar a produtividade não basta. Responder aos desafios da Transição Digital obriga a uma mudança profunda na estratégia da sua empresa. E as vantagens são muitas, tais como:

  • Públicos mais vastos e distantes;
  • Produto mais valorizado em nichos estratégicos;
  • Parcerias com entidades especializadas.

 

Quer explorar mais?

Digital Revolution é um mundo vasto, com inúmeras montanhas, mas também muitos oásis. Em todo o caso, é preciso adaptar-se rapidamente, conhecer bem os seus clientes, melhorar a sua experiência e surpreendê-los pela positiva. A pensar nestes desafios, apresentamos-lhe o curso de Digital Revolution.

Orientado por João Ferreira, profissional com 30 anos de experiência em Marketing, esta é uma formação em 18 horas e com reconhecimento pelo Sistema Nacional de Qualificações e Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

Aventure-se no mundo da Revolução Digital e torne-se na marca preferida dos seus clientes!

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