fbpx

Com o verão à porta, “recarregar baterias” é a primeira e mais importante das prioridades. Mas esta pausa é também uma oportunidade para a reflexão. Que desafios superámos e quais aqueles que nos limitaram? Que resultados alcançámos? E que tarefas ficaram por concretizar?

Colocar estas e outras questões, pode facilitar o regresso ao trabalho e reduzir a ansiedade perante o aproximar desse momento.

Já não é segredo como a capacidade de resolver problemas criativamente, o espírito de liderança ou a gestão do tempo e stress são algumas das competências essenciais a dominar no atual mundo do trabalho. Mas há outras que, como refere este artigo da Fast Company, podem ajudar quem tem de lidar com o imprevisto.

Por isso, se vai de férias, aproveite este momento de pausa e reflexão para treinar uma destas soft skills:

1. Vontade de aprender

Numa equipa comercial ou no chão de fábrica, entre colaboradores mais novos ou aqueles de maior experiência, a curiosidade pode ser a chave-mestra do desenvolvimento profissional. É certo que encontraremos numa equipa pontos de vista diferentes ou objetivos divergentes, mas a vontade de aprender promove a colaboração e contribui par um ambiente de trabalho mais dinâmico.

2. Criar consensos

Já que falamos de pontos de vista, quão bom seria regressarmos a um ambiente onde todos pensam como nós e partilham os nossos valores? Se respondeu “muito bom”, saiba que Winston Churchill tinha uma perspetiva diferente: “quando duas pessoas concordam em tudo, uma delas é irrelevante”, escreveu o político.

Considerando o quão difícil é atualmente encontrar talento e retê-lo, é importante treinarmos a nossa capacidade de criar consensos. Esta inteligência emocional é, a bem dizer, a mãe de todas as soft skills, já que impacta outras capacidades como a gestão de conflitos ou a comunicação.

3. Treinar a comunicação

Para além de pensarem “fora da caixa”, os colaboradores mais atrativos ao atual mercado de trabalho são aqueles que sabem ouvir e comunicar com clareza. Isso implica desenvolver um bom rapport com quem temos do outro lado e identificar os comportamentos verbais e não-verbais. Tão importante quanto treinar a voz ou a linguagem corporal é trabalhar a forma de comunicar e a sua assertividade.

4. Trabalhar o autoconhecimento, formar a autoconfiança

Não há autoconfiança sem autoconhecimento. Conhecer as nossas crenças limitadoras mais comuns é uma forma de facilitar a tomada de decisão e o aumento da motivação. Contornar medos ou inseguranças nem sempre é fácil, mas formar esta capacidade pode traduzir-se em maior valor profissional e pessoal.

Formação 100% online: é fácil e ágil!

Estas competências são essenciais a quem procura chegar mais longe e treiná-las à distância é bem mais fácil do que imagina graças aos nossos cursos E-Learning. A Inteligência Emocional ou a Comunicação Assertiva são apenas algumas das áreas em que a Academia GROW dinamiza formação para si. Há mais por descobrir aqui!

Como vê, este verão será uma oportunidade para se sentir ainda mais descansado quanto aos desafios que o futuro lhe reserva.

Fale connosco para mais informações!

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?