fbpx

Vai de férias? Aproveite para treinar estas 4 soft skills!

Com o verão à porta, “recarregar baterias” é a primeira e mais importante das prioridades. Mas esta pausa é também uma oportunidade para a reflexão. Que desafios superámos e quais aqueles que nos limitaram? Que resultados alcançámos? E que tarefas ficaram por concretizar?

Colocar estas e outras questões, pode facilitar o regresso ao trabalho e reduzir a ansiedade perante o aproximar desse momento.

Já não é segredo como a capacidade de resolver problemas criativamente, o espírito de liderança ou a gestão do tempo e stress são algumas das competências essenciais a dominar no atual mundo do trabalho. Mas há outras que, como refere este artigo da Fast Company, podem ajudar quem tem de lidar com o imprevisto.

Por isso, se vai de férias, aproveite este momento de pausa e reflexão para treinar uma destas soft skills:

1. Vontade de aprender

Numa equipa comercial ou no chão de fábrica, entre colaboradores mais novos ou aqueles de maior experiência, a curiosidade pode ser a chave-mestra do desenvolvimento profissional. É certo que encontraremos numa equipa pontos de vista diferentes ou objetivos divergentes, mas a vontade de aprender promove a colaboração e contribui par um ambiente de trabalho mais dinâmico.

2. Criar consensos

Já que falamos de pontos de vista, quão bom seria regressarmos a um ambiente onde todos pensam como nós e partilham os nossos valores? Se respondeu “muito bom”, saiba que Winston Churchill tinha uma perspetiva diferente: “quando duas pessoas concordam em tudo, uma delas é irrelevante”, escreveu o político.

Considerando o quão difícil é atualmente encontrar talento e retê-lo, é importante treinarmos a nossa capacidade de criar consensos. Esta inteligência emocional é, a bem dizer, a mãe de todas as soft skills, já que impacta outras capacidades como a gestão de conflitos ou a comunicação.

3. Treinar a comunicação

Para além de pensarem “fora da caixa”, os colaboradores mais atrativos ao atual mercado de trabalho são aqueles que sabem ouvir e comunicar com clareza. Isso implica desenvolver um bom rapport com quem temos do outro lado e identificar os comportamentos verbais e não-verbais. Tão importante quanto treinar a voz ou a linguagem corporal é trabalhar a forma de comunicar e a sua assertividade.

4. Trabalhar o autoconhecimento, formar a autoconfiança

Não há autoconfiança sem autoconhecimento. Conhecer as nossas crenças limitadoras mais comuns é uma forma de facilitar a tomada de decisão e o aumento da motivação. Contornar medos ou inseguranças nem sempre é fácil, mas formar esta capacidade pode traduzir-se em maior valor profissional e pessoal.

Formação 100% online: é fácil e ágil!

Estas competências são essenciais a quem procura chegar mais longe e treiná-las à distância é bem mais fácil do que imagina graças aos nossos cursos E-Learning. A Inteligência Emocional ou a Comunicação Assertiva são apenas algumas das áreas em que a Academia GROW dinamiza formação para si. Há mais por descobrir aqui!

Como vê, este verão será uma oportunidade para se sentir ainda mais descansado quanto aos desafios que o futuro lhe reserva.

Fale connosco para mais informações!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Sabe aquele projeto ao qual a sua equipa já dedicou horas a fio? A data de entrega aproxima-se, mas os pedidos de alterações não param de chegar. O telemóvel está sempre a tocar e os emails sempre a cair. A máquina do café torna-se na nossa melhor amiga, ajuda-nos a...

(Sobre)viver fora da zona de conforto? Temos o workshop certo para si!

(Sobre)viver fora da zona de conforto? Temos o workshop certo para si!

Antes de falarmos do seu Kaizen pessoal, há uma tradição que deve conhecer e uma decisão que importa tomar. Primeiro, a tradição: no bairro de Flogsta, na Suécia, os estudantes que aí residem têm o hábito de parar o que estão a fazer e, da sua janela, por volta das...

Downtime: Antes de ir de férias, saiba como se desligar da rotina!

Downtime: Antes de ir de férias, saiba como se desligar da rotina!

Finalmente, as férias. Está prestes a ir descansar, a usufruir de uma merecida pausa, a libertar-se da exigência de ser produtivo, dos meandros do Excel e da necessidade de pôr em prática todas as soft skills que apreendeu ao longo dos anos. Mas será que está a...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral) - Chamada para rede fixa nacional 
+351 919 128 144 (Formação) - Chamada para rede móvel nacional
[email protected]

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640 - Chamada para rede móvel nacional

[email protected]

 

2022 Copyright Grow Informação Legal  | Livro de Reclamações

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?