Agora que estão em vigor novas restrições, como acolheu a notícia do regresso ao teletrabalho? Com satisfação ou um profundo sentimento de ansiedade?
Entre vantagens e desvantagens, a verdade é que o teletrabalho traz inúmeros desafios: reuniões à distância, problemas para ligar a câmara, coordenar o trabalho da restante equipa, os filhos que precisam de ajuda, o email sempre ligado no smartphone, as lides domésticas por fazer…
Mas o teletrabalho não tem de ser um inimigo do seu bem-estar. E, para evitar momentos de instabilidade, deixamos algumas dicas que ajudarão a equilibrar o mundo pessoal e profissional. Vamos a isso?
1) Escolher o local mais adequado
Comece por escolher um local onde se possa concentrar e de onde se possa afastar sempre que o trabalho terminar. Aproveite as lições de outros períodos de teletrabalho para perceber o que funcionou e o que não resultou de todo.
Acima de tudo, defina com a sua família quais as regras a seguir, evitando perturbações. E, já que falamos de perturbações, não se esqueça de evitar distrações digitais.
2) Online vs Offline
Se está a trabalhar em casa, encare o email como o seu escritório. Há horas em que está aberto e horas em que fecha. Desligar as notificações de email é uma forma evitar um estado de permanente alerta, o qual pode conduzir ao burnout.
3) A equipa a um clique de distância
Trabalhar remotamente não implica distanciar-se da sua equipa. As redes sociais ajudam a manter o contato entre todos, seja para um esclarecimento, seja para partilhar anseios ou preocupações.
4) Planear o tempo-livre
Evitando deslocações, ganha mais tempo para algumas das tarefas domésticas pendentes e, principalmente, aquelas que ajudam a distrair-se dos deveres.
Reserve também algum tempo para a atividade física (ou apenas sentir o ar fresco), mantendo, assim, um bom nível de concentração e energia.
5) Gerir o stress
Entre as exigências do trabalho, os constrangimentos da vida pessoal e as regras que a pandemia impõe, muitos são os fatores que geram ansiedade.
Lidar com o stress implica aceitar o inesperado. Quanto maior for a sua capacidade de gestão emocional, mais facilmente conseguirá transformar cada desafio em pequenas vitórias.
Desenvolver o seu bem-estar!
Alcançar o equilíbrio certo entre vida pessoal e profissional começa aqui: na capacidade de enfrentar o que foge ao nosso controlo, caraterística essencial para que o teletrabalho decorra sem percalços.
A pensar nisso, a Academia GROW tem disponível para si uma formação em Gestão de Stress e Conflitos. Mais do que enfrentar a imprevisibilidade das semanas que se aproximam, este é um curso certificado para adquirir as armas certas para crescer pessoal e profissionalmente.
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