fbpx

Entre uma remuneração de sonho num trabalho que não suporta ou um excelente ambiente de trabalho que, apesar da baixa remuneração, é produtivo e inspirador, o que valoriza mais? Provavelmente, o ideal está algures no meio-termo. Mas como atingi-lo sem gerar conflitos?

E o que dizer da sobrecarga de trabalho ou das mudanças abruptas que a pandemia impôs, como a alteração ao modelo de negócio das empresas, a reorganização das equipas, a gestão do trabalho à distância, a ausência de contato físico ou, inclusive, tudo aquilo que tem por fazer em casa?

Se estes desafios lhe causam ansiedade, saiba, antes de mais, que é impossível evitá-los. Sim, leu bem: não há como evitar situações de stress. Mas pode, isso sim, melhorar a forma como lida com elas. Quer saber como?

 

Identificar uma situação de stress

Há sinais físicos e psicológicos que ajudam a reconhecer um momento de crise, tais como: dor de cabeça, dificuldades cardiorrespiratórias, tensão muscular, alterações no sono, falta de concentração, deterioração das relações interpessoais, entre outros.

Não obstante, tudo começa aqui: conheça as suas próprias reações. Assim, quanto melhor compreender as suas manifestações de stress, melhores serão as suas armas.

 

Gestão de stress = produtividade

Nada substitui o acompanhamento personalizado e profissional, mas a verdade é que o stress, muitas vezes, não é o problema. Afinal, é uma resposta natural do ser humano.

Num mercado de trabalho tão competitivo e centrado na maximização de resultados, situações de ansiedade ou conflito podem surgir frequentemente. Se for o seu caso, procure seguir algumas destas dicas:

  • Flexibilizar horários e tarefas, partilhando responsabilidades;
  • Fazer pausas, tirando partido do descanso que ajuda a “recarregar baterias”;
  • Procurar formas de expressão criativa ou atividade física;
  • Desenvolver interações positivas com amigos ou familiares;
  • Definir rotinas para potenciar a produtividade, com a consciência de que mais horas de trabalho nem sempre se traduzem em mais resultados;
  • Equilibrar a atividade profissional com a pessoal, sem receio de admitir que precisa de ajuda;
  • Investir no desenvolvimento pessoal, como formação e coaching.

Como reparou, qualquer uma destas sugestões privilegia a sua capacidade de gestão emocional para lidar com o stress. Assim, quando chegar a hora em que tiver de enfrentar o inesperado, esta soft-skill irá garantir-lhe ferramentas de estabilidade e produtividade.

 

Vamos gerir melhor o stress?

Porque a saúde mental afeta tanto os colaboradores como os resultados das empresas, a Academia GROW tem disponível para si o curso de Gestão de Stress e Conflitos. Esta é uma formação certificada, centrada em estratégias de prevenção de conflitualidade e no seu desenvolvimento pessoal

Investir na sua produtividade é investir no seu bem-estar! Por isso, conte connosco!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?