fbpx

Um novo programa de financiamento, aprovado no mês passado e o qual contará com fundos do Portugal 2030 (PT2030), traz uma boa notícia para as empresas industriais: 100 milhões de euros para financiar a Formação durante as “horas vazias” da produção.

As alterações nos preços da energia – sobretudo para indústrias intensivas em gás -, bem como o aumento dos custos das matérias-primas estão a mudar a forma como a produção é gerida. As atividades são concentradas em menos dia e as paragens são mais comuns. O fluxo produtivo pode até ser mais eficiente, mas manter empregos ou responder à procura está mais difícil.

É aí que entra em ação este programa de apoio à Formação. Financiado em parte com fundos do próximo Quadro Comunitário, o PT2030, trata-se de aproveitar melhor as paragens na produção (ou as horas vazias) para reforçar competências.

Aproveitar melhor as paragens na produção

O regresso do lay-off – como aconteceu durante a crise pandémica – está fora de questão. Estes 100 milhões de euros servirão, como tal, para apoiar a Formação de trabalhadores em paragem, ganhando mais competências e rentabilizando o seu tempo.

Além disso, a medida facilita o cumprimento da obrigatoriedade legal de proporcionar 40 horas anuais de Formação. Isto porque as ações formativas deverão decorrer no próprio local de trabalho.

Mecânica, engenharia, processos industriais, transição digital… Todas as áreas podem ser abrangidas e só há mesmo dois requisitos.

O primeiro é que o Plano Formativo seja apresentado por uma empresa industrial, seja qual for o setor. O segundo é que este Plano de Formação seja validado pelo cluster onde a empresa se insere.

De resto, não haverá outras limitações. As candidaturas estarão abertas em contínuo, podendo as grandes e médias empresas apresentar projetos autónomos. Já as micro e as pequenas empresas deverão associar-se e apresentar projetos conjuntos.

Como preparar um Plano de Formação?

Preparar esse plano é bem mais simples do que imagina. Bastam quatro passos, como já revelámos aqui.

Isso e, claro, contar com o apoio especializado da Academia GROW, que ajudará a desenhar um projeto formativo à altura dos seus desafios e de uma candidatura bem-sucedida aos fundos do PT2030.

Nas próximas semanas, conheceremos mais novidades sobre este programa. Por isso, fale connosco para preparar já o plano de formação da sua empresa!

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?