fbpx

Perante a ambição de crescer, uma empresa deve apostar tanto na inovação como no seu capital humano. Se, para a CONNECTA, essa já era uma convicção antes da crise pandémica, os imperativos do presente vieram a confirmar o sucesso dessa filosofia.

Foi por isso que, para este artigo, optámos por conversar com a responsável do Departamento de Formação da empresa, Sónia Santos. O mote desta conversa foi a candidatura ao Portugal 2020, promovida com a Academia GROW, da Estrategor. Mas já lá vamos. Antes disso, importa conhecer melhor a CONNECTA e a forma como encaram o investimento num projeto formativo à medida.

Quer saber se a formação pode realmente impactar os negócios e aumentar a competitividade da sua empresa? Então, vamos conhecer este caso de sucesso!

Compromisso com o cliente

Fundada em 2001 e presente em Portugal desde 2006, a CONNECTA destaca-se pela prestação de serviços na área do Contact Center. Entre apoio ao cliente, vendas, cobranças, suporte técnico e Business Process Outsourcing (BPO), o nome da empresa é sinónimo de compromisso com os seus parceiros e de foco nas pessoas.

 “Não só trabalhamos para cumprir a promessa inicial, como para superar as expetativas dos clientes”, sublinha Sónia Santos.

Hoje, a CONNECTA conta com uma equipa jovem e dinâmica. São cerca de 320 colaboradores, um número que mostra bem como este é um dos seus ativos mais importantes. Investir neste potencial humano é, pois, um dos segredos para garantir:

    • Excelência nos resultados;
    • Rentabilidade nos negócios;
    • Diferenciação no serviço.

PT2020: Projeto Autónomo de Formação

Mas ser excelente não basta. O trilho do crescimento contínuo implica especialização e consolidação de competências, uma resposta à exigência do mercado e aos concorrentes da empresa.

A candidatura ao Portugal 2020 (PT2020), no âmbito do Sistema de Incentivos aos Projetos Autónomos de Formação (PAF), foi um passo natural. Afinal, esta era uma oportunidade para ganhar competitividade, produtividade e potencial de internacionalização

E o que dizer dos resultados? Ouvidos os colaboradores, Sónia Santos realça “uma evolução muito positiva do ponto de vista individual e que se repercutiu na cultura de toda a empresa”.

Essencial a este sucesso foi o plano formativo implementado. Era importante que ajudasse nas tarefas do dia-a-dia e estimulasse a melhoria contínua. Que incluísse soluções à medida. Que se focasse na empresa. Que aliasse o fator humano ao melhor das soluções digitais. Acima de tudo, que se centrasse nos formados.

Impacto no dia-a-dia, impacto no mercado

E que cursos foram esses? Entre as formações submetidas no ano passado ao PT2020, destacamos três: Liderança para Novos Líderes, Comunicação Assertiva e Técnicas de Venda e Negociação. 

Sobre a primeira, Sónia Santos refere que esta foi mesmo “das formações mais importantes e marcantes”. Não só reforçou “a gestão e comunicação com as equipas”, como foi complementada com os cursos de comunicação e de vendas, a par das formações dedicadas à Inteligência Emocional, Gestão de Conflitos, entre outras. Em uníssono, estes cursos permitiram à equipa da CONNECTA crescer em valor profissional e pessoal.

“Excelentes formadores, apoio incansável”

É este o elogio que a CONNECTA tece ao projeto formativo elaborado com a Estrategor. Na verdade, a evolução de competências foi tal que, revela-nos a responsável de RH, fomentou a criação da Academia Connecta, uma “universidade corporativa direcionada para os colaboradores”. 

Posto isto, já que é uma obrigação legal garantir a cada colaborador 40 horas anuais para reforçar qualificações, porque não usufruir desta oportunidade para tornar a sua equipa mais produtiva? Afinal, agora que nos aproximamos do novo Quadro Comunitário, o Portugal 2030, este é o momento de começar a preparar o projeto formativo da sua empresa!

Invista em formação, forme o futuro da sua equipa!

Para mais informações sobre os incentivos financeiros à formação ou os cursos disruptivos à medida da sua empresa, fale connosco!

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?