fbpx

Finalmente, as férias. Está prestes a ir descansar, a usufruir de uma merecida pausa, a libertar-se da exigência de ser produtivo, dos meandros do Excel e da necessidade de pôr em prática todas as soft skills que apreendeu ao longo dos anos. Mas será que está a aproveitar bem o seu período de downtime? Desligar da rotina e do stress é fundamental. Mas como fazê-lo?

Quando uma máquina ou sistema apresenta problemas de lentidão, uma paragem repentina pode ajudar a colocar tudo novamente em ordem. Mas, por vezes, embora vantajosa, essa paragem tem consequências negativas, como a perda de produtividade ou danos para a durabilidade da máquina. Já reparou como o mesmo também acontece connosco?

Frequentemente, as viagens e a correria para se chegar aonde queremos implicam stress e ansiedade. Depois, há o trânsito para se chegar à praia. Há voos atrasados. E há trabalho que ficou por concluir e do qual não nos conseguimos esquecer. Os telefonemas persistem. Os e-mails continuam por responder…

Pode parecer óbvio, mas nunca é demais lembrar como uma mente descansada é mais produtiva. Por isso, antes de fazer CTRL+ALT+DEL, fique a par das 3 principais dicas para aproveitar ao máximo o seu downtime!

Fazer uma lista de tarefas

Antes de ir de férias, fazer uma lista de tarefas realista pode ajudar a planear melhor a resolução dos assuntos mais urgentes e a guardar outros para o regresso. Mas, atenção: pondere aquilo que pretende terminar em função do tempo que tem para o fazer.

Gerir a agenda ou lidar com imprevistos pode não ser fácil. Mas há algumas ferramentas para lidar melhor com este quebra-cabeças chamado “Tempo”, como aquelas de que falámos neste artigo ou o nosso curso de Gestão de Tempo Com Outlook, dedicado a quem precisa de rentabilizar melhor o seu tempo.

Antes de sair, prepare o regresso

Deixar tudo organizado pode evitar contatos desnecessários que perturbem o seu downtime. Mas, se tal for impossível de prevenir, defina o horário em que pode estar disponível para atender telefonemas ou responder a emails.

Por outro lado, se possível, procure regressar a casa um ou dois dias antes do final das suas férias. Assim, terá mais tempo para organizar o que precisa e focar-se no bom tempo que passou.

Preparar o regresso ao trabalho, no entanto, implica ainda outra estratégia: dominar as competências que farão falta na hora de retomar o trabalho. Afinal, treinar a assertividade da nossa comunicação ou a capacidade de Gestão de Conflitos pode ajudar na hora de enfrentar novos desafios!

A boa notícia é que a Academia GROW tem sempre disponível formação E-Learning, 100% online e assíncrona, para realizar onde e quando quiser. Assim, não faltam motivos para ficar à prova de todos os desafios

Não tenha medo de desligar!

Fazer uma pausa é imprescindível. Mas também pode ser assustador, especialmente nas últimas semanas, quando a tensão do que há por fazer e o stress das responsabilidades parecem acumular-se. Listar as tarefas pendentes e preparar tanto a saída como o regresso ajudam a fazer do seu downtime um novo up!

Mas e se o stress persistir? Procure criar novas rotinas para as suas férias, como praticar exercícios, definir novos objetivos para cada dia ou, em alternativa, procurando ajuda profissional caso sinta dificuldades em se adaptar.

Acima de tudo, o mais importante é não ter medo de desligar e aproveitar este período para fazer aquilo de que mais gosta ou criar a melhor versão daquilo que aspira ser! Se for o caso, quer pretenda ter formação em novas competências ou melhorar as suas soft skills, estamos aqui para ajudar

Fale connosco para mais informações!

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?