fbpx

Inteligência emocional: acha que é um bom líder?

É líder de uma equipa e acha que é um desperdício de tempo ter formação em inteligência emocional? Então, está na altura de se perguntar: o que é, para si, um bom líder?

Seja qual for a sua resposta, a questão prova uma coisa: a figura do líder heroico e autoritário, indiferente às emoções do outro, já não existe. Em vez disso, temos empresários tão focados na “aventura” do mundo dos negócios como na necessidade de desenvolverem novas competências, com um olho na folha de cálculos do Excel e outro atento ao seu mundo interior.

Sim, leu bem: ser empreendedor é muito mais do que gerir um negócio! A revista Forbes, aliás, salienta isso mesmo. Portanto, liderar também é conciliar o mundo racional com o emocional.

Mas, afinal, como é que isso se faz?

 

Liderar com (ou sem?) emoções

Não foi apenas a pandemia de Covid-19 a mudar o foco das lideranças. Seja como fator de retenção de talento, seja como política de recursos humanos, muitas são as empresas atentas à saúde mental dos seus colaboradores. Nesta empresa de Monchique, foi até notícia a criação de um Departamento de Felicidade!

A este propósito, a McKinsey & Company realça três imperativos do nosso tempo: aproximar pessoas, promover o progresso e reimaginar a normalidade.

Para que isto aconteça, adianta a consultora americana, um líder não pode esconder as suas emoções, já que, como refere Daniel Goleman, um dos grandes investigadores neste âmbito, elas são contagiosas.

E agora? Já acredita que as emoções podem transformar o seu local de trabalho?

 

O que pode fazer já?

Falamos de inteligência emocional. E, no trabalho ou à distância, é esta capacidade que pode ajudar na resolução de conflitos, no desenvolvimento do espírito de equipa e no aumento da produtividade.

Se quer aplicar esta capacidade no seu dia-a-dia e ter um ambiente de trabalho mais produtivo, deixamos algumas dicas essenciais:

  1. Faça uma autoavaliação: identifique os seus pontos fortes e fracos, prestando atenção às emoções que sentiu em momentos mais desafiantes;
  2. Promova o diálogo: numa empresa, há diferentes personalidades, diferentes pontos de vista, diferentes emoções. Por isso, prestar atenção ao que o outro diz é meio caminho para uma equipa mais coesa e unida;
  3. Transforme os erros em oportunidades: se quer obter melhores insights, procure focar-se na solução.

 

Formação para dominar as emoções!

Pôr estas dicas em prática, porém, é que pode ser mais difícil. Felizmente, temos uma boa notícia para si: a Academia GROW tem uma formação em Inteligência Emocional, em regime e-Learning.

E, sim, este é um curso certificado. Por isso, também conta para cumprir a obrigação legal de 40 horas anuais de formação profissional. Lembre-se: a formação é obrigatória, sendo um dever das empresas e um direito dos colaboradores.

Conte connosco e faça das emoções a chave do seu sucesso!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Gestão de tempo: 4 dicas para dominar este quebra-cabeças!

Gestão de tempo: 4 dicas para dominar este quebra-cabeças!

Há ideias aparentemente simples e, no entanto, difíceis de concretizar. Fazer uma gestão de tempo eficaz é uma delas, sobretudo sem a aprendizagem de técnicas nem Formação. Quantas vezes na última semana adormeceu a pensar que o tempo tinha voado? E quantas vezes...

Formação na sua empresa: Há bons motivos para investir!

Formação na sua empresa: Há bons motivos para investir!

Sabia que os ganhos de produtividade nas empresas que investem em formação podem chegar aos 5%? Num mundo digitalizado e competitivo, esta é uma das principais vantagens deste investimento. Mas há outras. Um estudo da Fundação José Neves (FJN) revela que 50% das...

PNL: Hora de desbloquear o seu potencial!

PNL: Hora de desbloquear o seu potencial!

Quem sou? De onde venho? Para onde vou? No mundo da informação digital, onde tudo é automatizado e nos põe constantemente à prova, estas questões já não são tanto um dilema filosófico, mas um desafio ao equilíbrio perante a correria do dia-a-dia. Às vezes, essa...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral)
+351 91 912 81 44 (Formação)
academiagrow@estrategor.pt

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640
maria.pinto@estrategor.pt

 

2022 Copyright Grow  |  Informação Legal  | Livro de Reclamações