fbpx

Quando pensa no futuro do seu trabalho, qual é a sua maior preocupação? Se acha que não está devidamente preparado para todas as mudanças ao seu redor, saiba que não é caso único: um estudo da Salesforce, levado a cabo em 19 países, revela como quase 80% dos profissionais sentem precisamente o mesmo.

A escassez de talento é um problema real e também em Portugal se faz sentir. Já no ano passado, o jornal Eco alertava para este facto: 6 em cada 10 empregadores tinham dificuldades em preencher vagas. Porquê? Porque a digitalização gera maior procura por novas competências.

Por isso, investir em formação é adaptar-se ao futuro da sua carreira e da sua empresa. Quer saber como?

 

Upskilling: um investimento no futuro

Do salto da carreira ao reforço do espírito de equipa, da especialização ao conhecimento digital, fazer upskilling é apostar numa mais-valia para si e para qualquer futuro empregador.

Se ainda acha que investir na sua formação é uma despesa, eis porque deve fazê-lo:

Melhora a sua performance e resultados.
Aumenta a sua confiança.
Valoriza a sua carreira e o seu contributo enquanto profissional.
Ajuda a adaptar-se às mudanças e a não temer o futuro.

Um guia em 4 passos para se afirmar no mercado

Já aqui falamos das vantagens da Metodologia Agile nas empresas. Mas sabia que também pode aplicá-la à sua evolução profissional? Afinal, falamos de flexibilidade, melhoria contínua, autonomia e conquista do mercado.

Por essa razão, a consultora McKinsey identificou quatro etapas que ajudam a escolher a formação certa para um salto de carreira bem-sucedido. Vamos saber quais são?

 

1) Avaliar

Que competências já tem e quais é que lhe faltam? Se já domina as principais Soft Skills (como espírito crítico ou de liderança) e trabalha com muitos dados, talvez seja útil investir num curso de Business Intelligence. Ou talvez pretenda dominar os segredos do Excel?

O mais importante é definir os seus objetivos, mas sem afunilar demasiado o perfil profissional. Assim, quanto mais amplas forem as suas aptidões, maior será a capacidade de resposta.

 

2) Planear

Este é o momento de definir uma estratégia. Upskilling deve ser um projeto formativo a longo-prazo e, por essa razão, importa planeá-lo. Dê preferência a cursos certificados, em empresas habilitadas para as áreas que lhe interessam e a formadores com experiência comprovada.

 

3) Agir

Feito o plano, defina prioridades. Vai apostar na formação em algo que quer muito aprender ou algo que lhe garante uma carreira melhor? Procure maximizar os dividendos deste esforço e avaliar o custo/benefício.

 

4) Reavaliar

Como em qualquer investimento, medir resultados é fundamental. O modelo Kirkpatrick, por exemplo, é usado em todo o mundo para aferir a eficácia de um plano formativo e, com base nisso, procurar mais oportunidades de crescimento.

 

Hora de upskilling!

Posto isto, temos uma boa notícia: porque sabemos bem como este é um passo importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, a Academia GROW pode ajudar no upskilling da sua carreira. Temos vários cursos ao seu dispor em 17 áreas certificadas.

 

Fale connosco para tomar a decisão certa!

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?