fbpx

Já se inscreveu na sua próxima formação? 4 passos para fazer a escolha certa!

9 Fev, 2022 | Formação

Quando pensa no futuro do seu trabalho, qual é a sua maior preocupação? Se acha que não está devidamente preparado para todas as mudanças ao seu redor, saiba que não é caso único: um estudo da Salesforce, levado a cabo em 19 países, revela como quase 80% dos profissionais sentem precisamente o mesmo.

A escassez de talento é um problema real e também em Portugal se faz sentir. Já no ano passado, o jornal Eco alertava para este facto: 6 em cada 10 empregadores tinham dificuldades em preencher vagas. Porquê? Porque a digitalização gera maior procura por novas competências.

Por isso, investir em formação é adaptar-se ao futuro da sua carreira e da sua empresa. Quer saber como?

 

Upskilling: um investimento no futuro

Do salto da carreira ao reforço do espírito de equipa, da especialização ao conhecimento digital, fazer upskilling é apostar numa mais-valia para si e para qualquer futuro empregador.

Se ainda acha que investir na sua formação é uma despesa, eis porque deve fazê-lo:

Melhora a sua performance e resultados.
Aumenta a sua confiança.
Valoriza a sua carreira e o seu contributo enquanto profissional.
Ajuda a adaptar-se às mudanças e a não temer o futuro.

Um guia em 4 passos para se afirmar no mercado

Já aqui falamos das vantagens da Metodologia Agile nas empresas. Mas sabia que também pode aplicá-la à sua evolução profissional? Afinal, falamos de flexibilidade, melhoria contínua, autonomia e conquista do mercado.

Por essa razão, a consultora McKinsey identificou quatro etapas que ajudam a escolher a formação certa para um salto de carreira bem-sucedido. Vamos saber quais são?

 

1) Avaliar

Que competências já tem e quais é que lhe faltam? Se já domina as principais Soft Skills (como espírito crítico ou de liderança) e trabalha com muitos dados, talvez seja útil investir num curso de Business Intelligence. Ou talvez pretenda dominar os segredos do Excel?

O mais importante é definir os seus objetivos, mas sem afunilar demasiado o perfil profissional. Assim, quanto mais amplas forem as suas aptidões, maior será a capacidade de resposta.

 

2) Planear

Este é o momento de definir uma estratégia. Upskilling deve ser um projeto formativo a longo-prazo e, por essa razão, importa planeá-lo. Dê preferência a cursos certificados, em empresas habilitadas para as áreas que lhe interessam e a formadores com experiência comprovada.

 

3) Agir

Feito o plano, defina prioridades. Vai apostar na formação em algo que quer muito aprender ou algo que lhe garante uma carreira melhor? Procure maximizar os dividendos deste esforço e avaliar o custo/benefício.

 

4) Reavaliar

Como em qualquer investimento, medir resultados é fundamental. O modelo Kirkpatrick, por exemplo, é usado em todo o mundo para aferir a eficácia de um plano formativo e, com base nisso, procurar mais oportunidades de crescimento.

 

Hora de upskilling!

Posto isto, temos uma boa notícia: porque sabemos bem como este é um passo importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, a Academia GROW pode ajudar no upskilling da sua carreira. Temos vários cursos ao seu dispor em 17 áreas certificadas.

 

Fale connosco para tomar a decisão certa!

Subscreva a nossa Newsletter!

Seja particular ou empresa, fique a par de todas as novidades, bem como dos nossos
cursos e conteúdos exclusivos!

Particulares

Empresas

Artigos Relacionados

Vêm aí apoios do PRR para formações gratuitas! Saiba como!

Vêm aí apoios do PRR para formações gratuitas! Saiba como!

Vêm aí apoios do PRR para darmos formação aos seus colaboradores! É verdade: o Plano de Recuperação e Resiliência tem formações gratuitas na área digital. Trata-se do programa Emprego + Digital 2025 e é a nova medida da componente 16 para as Empresas 4.0! O ojetivo é...

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Quer um dia mais feliz e produtivo? Faça RESET!

Sabe aquele projeto ao qual a sua equipa já dedicou horas a fio? A data de entrega aproxima-se, mas os pedidos de alterações não param de chegar. O telemóvel está sempre a tocar e os emails sempre a cair. A máquina do café torna-se na nossa melhor amiga, ajuda-nos a...

Academia de Formação Grow

Entidade certificada pela DGERT em 17 áreas de formação, tem como missão formar pessoas com base em metodologias inovadoras

Contactos

PORTO

Sede
Avenida da Boavista, 3477 | 3521, 5º Andar, Sala 501
4100-139 Porto

Sala de formação

Av. da Boavista, 3523, 5º. Andar, Sala 503
4100-139 Porto
+351 226 162 971 (Geral) - Chamada para rede fixa nacional 
+351 919 128 144 (Formação) - Chamada para rede móvel nacional
[email protected]

LISBOA

Av. da República, 50, 2º Andar
1050-196 Lisboa
+351 917 771 640 - Chamada para rede móvel nacional

[email protected]

 

2022 Copyright Grow Informação Legal  | Livro de Reclamações

Começar Conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋

Em que posso ajudar?