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Agora que estão em vigor novas restrições, como acolheu a notícia do regresso ao teletrabalho? Com satisfação ou um profundo sentimento de ansiedade?

Entre vantagens e desvantagens, a verdade é que o teletrabalho traz inúmeros desafios: reuniões à distância, problemas para ligar a câmara, coordenar o trabalho da restante equipa, os filhos que precisam de ajuda, o email sempre ligado no smartphone, as lides domésticas por fazer…

Mas o teletrabalho não tem de ser um inimigo do seu bem-estar. E, para evitar momentos de instabilidade, deixamos algumas dicas que ajudarão a equilibrar o mundo pessoal e profissional. Vamos a isso?

 

1) Escolher o local mais adequado

Comece por escolher um local onde se possa concentrar e de onde se possa afastar sempre que o trabalho terminar. Aproveite as lições de outros períodos de teletrabalho para perceber o que funcionou e o que não resultou de todo.

Acima de tudo, defina com a sua família quais as regras a seguir, evitando perturbações. E, já que falamos de perturbações, não se esqueça de evitar distrações digitais.

 

2) Online vs Offline

Se está a trabalhar em casa, encare o email como o seu escritório. Há horas em que está aberto e horas em que fecha. Desligar as notificações de email é uma forma evitar um estado de permanente alerta, o qual pode conduzir ao burnout.

 

3) A equipa a um clique de distância

Trabalhar remotamente não implica distanciar-se da sua equipa. As redes sociais ajudam a manter o contato entre todos, seja para um esclarecimento, seja para partilhar anseios ou preocupações.

 

4) Planear o tempo-livre

Evitando deslocações, ganha mais tempo para algumas das tarefas domésticas pendentes e, principalmente, aquelas que ajudam a distrair-se dos deveres.

Reserve também algum tempo para a atividade física (ou apenas sentir o ar fresco), mantendo, assim, um bom nível de concentração e energia.

 

5) Gerir o stress

Entre as exigências do trabalho, os constrangimentos da vida pessoal e as regras que a pandemia impõe, muitos são os fatores que geram ansiedade.

 

Lidar com o stress implica aceitar o inesperado. Quanto maior for a sua capacidade de gestão emocional, mais facilmente conseguirá transformar cada desafio em pequenas vitórias.

 

Desenvolver o seu bem-estar!

Alcançar o equilíbrio certo entre vida pessoal e profissional começa aqui: na capacidade de enfrentar o que foge ao nosso controlo, caraterística essencial para que o teletrabalho decorra sem percalços.

A pensar nisso, a Academia GROW tem disponível para si uma formação em Gestão de Stress e Conflitos. Mais do que enfrentar a imprevisibilidade das semanas que se aproximam, este é um curso certificado para adquirir as armas certas para crescer pessoal e profissionalmente.

 

 

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