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Mesmo que ainda não tenha passado por esta situação, provavelmente já se deparou com notícias a este respeito: escassez de trabalhadores qualificados. Da construção civil à indústria, várias empresas enfrentam um problema histórico de contratação.

Mas, afinal, o que se passa? Por um lado, a pandemia acelerou a transformação digital das empresas, agravando a escassez de talento. Por outro, o mercado internacional oferece melhores condições. E acresce ainda esta dificuldade: a atual geração, mais qualificada e preparada, valoriza o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Não basta, pois, atrair talento. Mesmo com um currículo irrepreensível, é preciso convencer e cativar estes colaboradores. Afinal, um match perfeito implica mais do que dinheiro!

 

Vamos pôr em prática estas dicas!

1) O funcionário é o meu primeiro cliente

Se a empresa escolhe o candidato, também o candidato escolhe a empresa. Num espaço aberto ao diálogo, cada profissional sente que a sua opinião é valorizada e as necessidades têm resposta.

Falamos de employee engagement, ou seja, colaboradores que acreditam na empresa, fiéis aos seus valores e empenhados nos resultados. Mas como promover esta cultura no dia-a-dia?

 

2) A comunicar é que a gente se entende

Numa equipa coesa há espaço para se apoiar e ser apoiado. Tanto no chão-de-fábrica como no escritório, encontramos profissionais cuja experiência acelera a tomada de decisões e, ao mesmo tempo, colaboradores menos experientes cuja vontade de aprender traz dinamismo e inovação.

 

3) Perguntar + Escutar = Solução

Se a comunicação é importante para unir uma equipa, é-o também aquando da separação. Quando alguém deixar a sua empresa, procure saber as razões. Pode não mudar a decisão, mas de certo servirá para evitar mais saídas.

 

4) Que líder quero ser?

Das mudanças que a pandemia impôs às necessidades de uma empresa 4.0, nunca a capacidade de liderança se revelou tão vital como hoje. Sabe o que é um bom líder?

  • Alguém que comunica de forma humanizada, mobilizando a equipa;
  • Com disponibilidade para ouvir (inclusive os pontos de vista alternativos);
  • Que inspira os outros a serem um reflexo do seu esforço.

Uma liderança empenhada é aquela que potencia resultados. Quer liderar melhor?

 

5) Formar para especializar

Nos próximos anos, alguns postos de trabalho tenderão a desaparecer. Outros terão de se adaptar. Pode parecer uma perspetiva assustadora, mas a nossa zona de conforto é tão menor quanto mais pequena for a disponibilidade para nos adaptarmos também.

 

Um estudo recente do Grupo Zurich e da Universidade de Oxford revela que 72% dos portugueses querem aprender novas skills – um valor acima da média europeia. É o seu caso?

Se pretende colocar alguma destas dicas em prática, fale connosco para mais informações!

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